TROFÉU OSCARITO

TROFÉU OSCARITO

Ícone do cinema brasileiro, Sonia Braga é a homenageada do troféu Oscarito, distinção entregue a grandes atores da nossa cinematografia. Seu primeiro sucesso internacional veio com “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de 1976, seguido de outras obras emblemáticas como “A Dama do Lotação” (1978), “Eu Te Amo” (1981) e “O Beijo da Mulher Aranha” (1984). Em Gramado, a atriz foi consagrada duas vezes: melhor atriz em 1981 com “Eu Te Amo” e melhor atriz coadjuvante em 2001 com “Memórias Póstumas”. 

KIKITO DE CRISTAL

KIKITO DE CRISTAL

Com mais de 40 filmes no currículo, Cecilia Roth será a primeira mulher a receber o troféu Kikito de Cristal, homenagem entregue a expoentes do cinema latino-americano. Vencedora de dois prêmios Goya, a atriz argentina foi uma das convidadas pelo Oscar em 2016 a integrar o corpo de votantes de Academia. É uma das mais frequentes colaboradoras do consagrado cineasta espanhol Pedro Almodóvar, com quem trabalhou em célebres e premiados longas-metragens como "Tudo Sobre Minha Mãe".

TROFÉU CIDADE DE GRAMADO

TROFÉU CIDADE DE GRAMADO

Da comédia ao drama, Tony Ramos é um dos nomes de maior sucesso do cinema realizado em nosso país após a Retomada. Passando por papeis dos mais variados perfis em filmes como “Se Eu Fosse Você”, “Chico Xavier”, “Tempos de Paz” e, mais recentemente, “Getúlio”, Tony já tem um Kikito de melhor ator em sua estante (2001, por “Bufo & Spallanzani”), mas agora volta à Serra Gaúcha para receber o Troféu Cidade de Gramado, honraria que representa o tributo do município a profissionais do cinema brasileiro. 

TROFÉU EDUARDO ABELIN

TROFÉU EDUARDO ABELIN

Considerado o mestre do horror brasileiro, José Mojica Marins, eternizado no imaginário popular como o sinistro Zé do Caixão, desbravou o gênero com muita sátira e provocação. No início da carreira, chegou a criar escolas de interpretação para levantar recursos para suas produções e, já em 1957, lançou “Sina de Aventureiro”, projeto que seria seguido por outras 50 produções em uma carreira que sempre se manteve ativa ao longo de mais de seis décadas.