Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

“Um Corpo Feminino” é o melhor curta gaúcho do 46º Festival de Cinema de Gramado

Como já é tradicional, o primeiro fim de semana do 46º Festival de Cinema de Gramado exibiu e premiou os melhores curtas-metragens produzidos no Rio Grande do Sul. Ao som da banda Ale Ravanello Blues Combo, a cerimônia de premiação aconteceu na noite de domingo e consagrou “Um corpo feminino”, de Thaís Fernandes, como o melhor filme do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas.

O documentário, que faz parte de um projeto transmídia e levou também o prêmio de melhor roteiro, propõe um jogo aparentemente simples onde pergunta para mulheres de diversas gerações a definição de “um corpo feminino”. Além de Gramado, o filme já passou pelos festivais IV Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim e 20º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.

A produção “Sem Abrigo”, que mostra a luta de uma moradora de rua para sobreviver ao frio do inverno em Porto Alegre, ganhou três troféus: melhor montagem, melhor fotografia e melhor atriz para Rejane Arruda. “A formidável fabriqueta de sonhos Menina Betina” ganhou Menção Honrosa “pela universalidade e comunicabilidade do tema e a delicadeza de sua realização”.

Ao todo foram distribuídos R$ 48 mil em dinheiro aos vencedores das 12 categorias (onze troféus Assembleia Legislativa e o prêmio da crítica especializada), e o melhor filme recebeu ainda um crédito de R$ 10 mil para utilizar em locação de equipamentos da Naymar.

Os vencedores foram escolhidos por cinco jurados: o jornalista Hermes Leal, o produtor Julio Uchoa, a atriz Lu Grimaldi, a diretora de arte Maíra Carvalho e o crítico de cinema Rafael Carvalho. Ao todo, 20 produções concorreram na categoria.

Confira os vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas

Melhor Produção / Produção Executiva – Rafael Duarte e Taísa Ennes, por “Mulher Ltda”
Melhor Edição De Som – Guilherme Cassio, por “Abismo”
Melhor Música – Jonts Ferreira, por “Nós Montanha”
Melhor Direção De Arte – Taísa Ennes, por “Mulher Ltda”
Melhor Montagem – Germano De Oliveira, por “Sem Abrigo”
Melhor Fotografia – Marco Antônio Nunes, por “Sem Abrigo”
Melhor Roteiro – Thaís Fernandes, por “Um Corpo Feminino”
Melhor Atriz – Rejane Arruda, de “Sem Abrigo”
Melhor Ator – Sirmar Antunes e Clemente Viscaíno, por “Grito”
Melhor Curta Gaúcho Júri Da Crítica – “Sem Abrigo”, de Leonardo Remor
Menção Honrosa – “A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina”
Melhor Direção – Henrique Lahude, por “Fè Mye Talé”
Melhor Filme – “Um Corpo Feminino”, De Thaís Fernandes

(Foto: Edison Vara / Pressphoto)

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Ingressos
lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

0917
AGOSTO
2Ø24