TVE exibe vencedores do Prêmio Assembleia Legislativas de Curtas Gaúchos

TVE exibe vencedores do Prêmio Assembleia Legislativas de Curtas Gaúchos

A TVE exibe na próxima quarta (24), às 23h, os dois grandes vencedores do 20º  Prêmio Assembléia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas de 2023. Os troféus foram entregues em cerimônia no Palácio dos Festivais, durante o 51º Festival de Cinema de Gramado. Ao todo, foram indicadas 23 obras.

O vencedor de Melhor Filme foi “Concha de Água Doce”, de Lau Azevedo e João Pires. O curta narra história de Ariel, que depois de anos vivendo na capital, retorna para a cidade natal no litoral. Com uma nova identidade de gênero, Ariel tem que lidar com sentimentos que ficaram internalizados por tanto tempo.

Já na categoria Melhor Filme pelo Júri da Crítica o vencedor foi “Centenário da Minha Bisa”, de Cristyelen Ambrozio. O “Centenário da Minha Bisa” segue uma narrativa ficcional entre uma bisneta e sua bisavó a partir de álbuns de fotos de família. À medida que memória e realidade se entrelaçam e se tencionam, a bisavó, apesar de já falecida, se mantém presente na materialidade dos registros.

O programa também pode ser acompanhado no site tve.com.br e no sábado (26), às 21h.

Confira a lista completa dos vencedores:

  • Melhor Filme – “Concha de Água Doce”, de Lau Azevedo e João Pires
  • Melhor Direção – Fernanda Reis e Gabriel Faccini, por “Sabão Líquido”
  • Melhor Ator – Aren Gallo, por “Concha de Água Doce”
  • Melhor Atriz – Denizeli Cardoso e Gabriela Greco (esta última que também está no elenco de um longa gaúcho selecionado para a competição, *O Acidente”), por “Colapso”
  • Melhor Roteiro – Ellen Correa, por “O Tempo”
  • Melhor Fotografia – Mari Moraga, por “Fiar o Vento”
  • Melhor Montagem – André Berzagui, por “Messi”
  • Melhor Direção de Arte – Vanessa Rodrigues e Richard Tavares, por “Colapso”
  • Melhor Trilha Sonora – Gabriel Araújo, Nina Fola e Malyck Badu, por “O Tempo”
  • Melhor Desenho de Som – Ana Ambrosano e Mari do Prado, por “Carcinização”
  • Melhor Produção Executiva – Pam Hauber e Edu Rabin, por “Nau”
  • Melhor Filme pelo Júri da Crítica (ACCIRS) – “Centenário da Minha Bisa”, de Cristyelen Ambrozio

Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescafé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johnnie Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

PROMOÇÃO
PREFEITURA
REALIZAÇÃO
gramadotur

0917
AGOSTO
2Ø24