Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Troféu Eduardo Abelin

Carla Camurati é diretora, produtora e roteirista homenageada com o Prêmio Eduardo Abelin nesta edição o Festival de Gramado. Sua trajetória profissional e se confunde com a renovação do audiovisual brasileiro. Em 1993 ela criou a Copacabana Filmes, pela qual lançou, em 1995, o seu primeiro longa, Carlota Joaquina, Princesa do Brazil. A produção é um marco da retomada do cinema brasileiro. Além de sua carreira de grande alcance popular na televisão, ela destacou por seus papéis e direções.

Em sua trajetória constam prêmios como melhor atriz nos filmes O Olho Mágico do Amor (melhor atriz no Festival e Gramado de 1981), Estrela Nua (Prêmio Especial do Júri de Gramado em 1985), Cidade Oculta, Eternamente Pagu (Melhor Atriz no Festival de 1987) e Lamarca. Em 2017, produziu a segunda temporada da série Liberdade de Gênero, dirigida por João Jardim e exibida pelo GNT.

Em 2018 começou a produção do documentário História de um Tempo Presente, que retoma a partir de imagens de arquivo o período de redemocratização do Brasil, de 1984 até os dias de hoje. O filme está em fase de finalização, com previsão de lançamento ainda este ano. Seu projeto mais recente é a realização de um documentário sobre as relações entre religiões e o feminino ao longo do tempo e civilizações. Também neste ano Carla lançou, em parceria com Cláudia e Paula Dutra, a plataforma Mulheres Mix.

lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

0917
AGOSTO
2Ø24