A manhã de debates dos filmes em competição exibidos na segunda-feira foi novamente de sala cheia e muita troca entre equipe das produções , jornalistas e público. O curta-metragem baiano, “Jussara” e o curta gaúcho “Sabão Líquido” abriram o encontro com curiosidades sobre seus roteiros.
Em seguida foi a vez do longa “Mais Pesado é o Céu”, dirigido por Petrus Cariry, que afirmou que o filme apresenta em tela a forma como ele via o Brasil na época da gravação, que aconteceu antes da pandemia. Matheus Nachtergaele, falou sobre a construção de Antônio, seu personagem, e que o filme “é pesado, tenso, mas muito bonito, e a cada momento novas perspectivas se abrem”.
Os debates são abertos ao público geral e acontecem sempre na manhã seguinte à exibição dos filmes, a partir das 10h, na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328 – Centro).
Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescafé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johnnie Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.