Orgulho gramadense na sessão do EDUCAVÍDEO

ABERTURA PARA A COMUNIDADE

Reunindo e celebrando os talentos gramadenses, a primeira noite do 45º Festival de Cinema de Gramado foi cercada de emoção e alegria com a exibição dos filmes produzidos pelo projeto EDUCAVÍDEO, que leva o cinema como ferramenta de ensino para a rede pública da cidade. Foram três filmes produzidos e finalziados inteiramente em Gramado que ganharam a tela do Palácio dos Festivais: “O Roubo do Livro”, “Será Que o Amor Sempre Vence?” e o primeiro média-metragem idealizado pelo EDUCAVÍDEO, “Para Sempre Você”.

Presente na cerimônia, o prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca, celebrou a mais recente conquista para o projeto: o acordo de cooperação firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Cultura (MinC), que vai destinar equipamentos no valor de 500 mil reais para uso dos alunos do Educavídeo”. Fedoca, que, acompanhado da primeira-dama Bianca Bertolucci, recepcionou todos os alunos na entrada do Palácio antes da sessão, não escondeu seu entusiasmo: “Que a execução desse programa prolifere uma gama imensa de cineastas em Gramado”.

Também presente na cerimônia, o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, celebrou os jovens talentos da cidade, ressaltando que eles também fazem parte de uma edição histórica do Festival. “Nós todos temos orgulho dessa noite, desse projeto, dessa luta”, contou Néspolo. Por falar em orgulho, essa foi a palavra que inspirou a secretária de educação do munícipio, Gilça dos Santos Silva: “Quem acompanha o EDUCAVÍDEO só pode ter orgulho, principalmente dos jovens participantes. Aliás, hoje já falamos no projeto como uma Escola de Cinema, junto à Universidade Aberta, que já é uma realidade em Gramado”.

Representando o Ministério da Cultura, o secretário substituto do audiovisual, Heber Trigueiro, revelou, inclusive, estar nervoso com a sessão. “É um grande nervosismo estar falando para os futuros cineastas do Brasil, mas o que tenho a dizer a vocês é que sejam, diversos, sejam diferentes, sejam únicos. O polo audiovisual de Gramado é diferenciado porque essa é uma cidade que já nasceu com vocação para o cinema”, apontou.

Além da prática e do resultado audiovisual visto na tela, a professora Amanda Menger destacou uma conquista muito mais ampla do EDUCAVÍDEO: “Quando educados e instrumentalizados, eles tiram do papel projetos que mostram as suas vozes como cidadãos autônomos”. A celebração no Palácio dos Festivais terá resultados a longo prazo: o EDUCAVÍDEO receverá um prêmio da CIA RIO, no valor de seis mil reais em locações de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da NAYMAR.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.

(Texto: Matheus Pannebecker)

LIC
APRESENTADOR
BB
PATROCÍNIO
BANRISUL
COPATROCÍNIO
PATAGONIA
HAVAN
EXIBIDOR OFICIAL
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
RBS TV
SBT
HOSPEDAGEM OFICIAL
LAGHETTO
OPERADORA OFICIAL
CLARO
APOIO
GLOBO FILMES
NESCAFÉ
STEMAC
TELECINE
NAYMOVIE
BODEGA DANTE
MIOLO
O2
BLONDE
TANQUERAY
HASAM
KIA
APOIO INSTITUCIONAL
MUSEU
ACCIRS
APTC
SIAVRS
fundacine
recreio
IECINE
assembleia legislativa
COLABORADOR
CHOCOLATE GRAMADENSE
AGENTE CULTURAL
AM PRODUÇÕES
PROMOÇÃO
PREFEITURA
FINANCIAMENTO
FINANCIAMENTO
REALIZAÇÃO
gramadotur
ANCINE
MIN CULTURA

0917
AGOSTO
2Ø24