Nota ao CEC-RS e à comunidade cultural

A Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização dos eventos de Gramado, reforça seu lamento a partir de nota publicada pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, CEC-RS, na tarde da última quinta-feira (11). No comunicado, argumenta-se que os eventos realizados pela autarquia receberam, em 2022, o valor de R$54,47 por habitante. Contudo, omitem o fato de Gramado receber mais de oito milhões de turistas por ano, sendo peça fundamental no turismo do Estado e resultando em pagamento de impostos e geração de empregos diretos e indiretos. Apenas no Festival de Cinema de Gramado, o número de postos de trabalho gerados é superior aos 350.

Novamente, a Gramadotur reforça sua consternação com o CEC-RS por sua decisão, ao negar a Lei de Incentivo à Cultura ao mais tradicional festival de cinema do país, e pela argumentação em seu pronunciamento, onde é possível inferir que a negativa foi baseada, também, na existência de demais recursos públicos aos quais o evento poderia buscar aporte.

A negativa ao Festival de Cinema de Gramado é um ataque à cultura gramadense, gaúcha, brasileira e latino-americana. O evento é o reconhecimento da classe audiovisual do Estado, promovendo as mostras Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas e a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos, onde celebra o cinema feito nessa terra. No palco do Palácio dos Festivais, cineastas gaúchos ganharam projeção internacional, como Otto Guerra e Carlos Gerbase. Filmes como “Ilha das Flores” se tornaram imortais.

Por consequência, sua 51ª edição, que tinha a pretensão de se tornar global, precisará adiar seus planos de trazer o mundo ao Rio Grande. Será necessário repensar o formato, diminuir o número de filmes exibidos, convidados, diárias. Tudo para se adequar à nova realidade financeira.

Perde a classe cultural brasileira.

É preciso que o Conselho repense seus sistemas de escolha, para que demais eventos de imensurável importância não careçam de investimento público e consigam, assim, promover a cultura de maneira democrática e acessível.

LIC
APRESENTADOR
BB
PATROCÍNIO
BANRISUL
COPATROCÍNIO
PATAGONIA
HAVAN
EXIBIDOR OFICIAL
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
RBS TV
SBT
HOSPEDAGEM OFICIAL
LAGHETTO
OPERADORA OFICIAL
CLARO
APOIO
GLOBO FILMES
NESCAFÉ
STEMAC
TELECINE
NAYMOVIE
BODEGA DANTE
MIOLO
O2
BLONDE
TANQUERAY
HASAM
KIA
APOIO INSTITUCIONAL
MUSEU
ACCIRS
APTC
SIAVRS
fundacine
recreio
IECINE
assembleia legislativa
COLABORADOR
CHOCOLATE GRAMADENSE
AGENTE CULTURAL
AM PRODUÇÕES
PROMOÇÃO
PREFEITURA
FINANCIAMENTO
FINANCIAMENTO
REALIZAÇÃO
gramadotur
ANCINE
MIN CULTURA

0917
AGOSTO
2Ø24