Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Machismo e violência no debate de “El despertar de las hormigas”

O filme da Costa Rica trouxe para o debate os ‘micro machismos’ do dia-a-dia. Isabel, a atriz de teatro Daniela Valenciano, que está em seu primeiro longa, vai buscando maneiras para enfrentar as próprias expectativas e as alheias em relação aos papeis masculinos e femininos delimitados pela família e pela sociedade, especialmente a latino-americana.

A diretora Antonella Sudasassi disse que buscou colocar na tela as pequenas violências, “aquelas que se perpetuam não pela maldade, mas pelo costume”. Evitou usar uma violência exacerbada mas quis manter a expectativa de que ela aconteça a qualquer momento, criando um clima de tensão permanente. Leynar Gomez, ator que interpreta o marido de Isabel na trama, trabalhou o personagem buscando a precisão.  “Na minha maneira de ver, quanto menor o personagem, mais preciso tem de ser”, disse. Gómez tem larga experiência no cinema – talvez seu papel mais conhecido pelos brasileiros seja Limón, motorista de Pablo Escobar (Wagner Moura) em Narcos.

A analogia com as formigas é cara a Antonella. “Elas agem de forma coletiva, persistente e constante”, disse. “Este é um filme íntimo, uma ode às revoluções silenciosas”, afirmou a diretora a um público atento, que aplaudiu a equipe em diversas ocasiões durante a conversa.

Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado da Cultura, Stone Pagamentos e Gramado Parks apresentam o 47º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois, Snowland, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine – Agência Nacional do Cinema. Copatrocínio: Banrisul, o grande banco do sul. Apoio especial: Campari,TCL, Casa Aveiro. Apoio: Café 3 Corações, G2 Net Sul, Le Joli, Laghetto Hotéis, Lugano, Canal Brasil, Naymar Cia Rio, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Tecna PUC, Cristais de Gramado. Transporte oficial: KIA. Transportadora aérea ofical: Gol. Agência Oficial: Brocker Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada Brasil

Ingressos
lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

0917
AGOSTO
2Ø24