Longa paraguaio sobre envelhecimento e universo LGBT abre competição internacional

Premiado e aplaudido em importantes festivais ao redor do mundo – entre eles, o de Berlim, onde concorreu ao Urso de Ouro e foi eleito pela crítica como melhor filme –, o longa-metragem paraguaio “Las Herederas” abre a competição internacional do 46º Festival de Cinema de Gramado na noite deste sábado (18), no Palácio dos Festivais.

Além da trajetória exitosa, a expectativa sobre o filme (que é co-produzido por Brasil, Uruguai, Alemanha e França) também se dá pela abordagem da vivência LGBT na terceira idade: Chela  e Chiquita vivem juntas há 30 anos, e ao perceberem que o dinheiro herdado de família abastada está acabando, começam a vender seus bens. “Las Herederas” é a estreia de Marcelo Martinessi na direção, o que confere ainda maior curiosidade à obra.

A sessão de “Las Herederas” inicia às 18h, e será precedida pela primeira exibição da mostra de curtas brasileiros: “Um filme de baixo orçamento”, de Paulo Leierer. A noite no Palácio dos Festivais ainda terá outro curta, “Guaxuma”, de Nara Normande e o segundo longa brasileiro em competição, “Benzinho”, de Gustavo Pizzi. O diretor retorna à Gramado depois da consagração de “Riscado”, em 2011, quando levou quatro Kikitos (melhor diretor, roteiro, atriz para Karine Teles e trilha musical).

Os longas-metragens em competição são reprisados sempre na manhã seguinte à sua exibição, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, em sessões com entrada franca.

LIC
APRESENTADOR
BB
PATROCÍNIO
BANRISUL
COPATROCÍNIO
PATAGONIA
HAVAN
EXIBIDOR OFICIAL
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
RBS TV
SBT
HOSPEDAGEM OFICIAL
LAGHETTO
OPERADORA OFICIAL
CLARO
APOIO
GLOBO FILMES
NESCAFÉ
STEMAC
TELECINE
NAYMOVIE
BODEGA DANTE
MIOLO
O2
BLONDE
TANQUERAY
HASAM
KIA
APOIO INSTITUCIONAL
MUSEU
ACCIRS
APTC
SIAVRS
fundacine
recreio
IECINE
assembleia legislativa
COLABORADOR
CHOCOLATE GRAMADENSE
AGENTE CULTURAL
AM PRODUÇÕES
PROMOÇÃO
PREFEITURA
FINANCIAMENTO
FINANCIAMENTO
REALIZAÇÃO
gramadotur
ANCINE
MIN CULTURA

0917
AGOSTO
2Ø24