Ingrid Guimarães: “Essa homenagem é para todos os comediantes”

Ingrid Guimarães: “Essa homenagem é para todos os comediantes”

A zebra venceu. A comediante Ingrid Guimarães finalmente recebeu seu troféu. Ela subiu ao palco da Palácio dos Festivais nesta quinta-feira, 17 de agosto, para receber o Troféu Cidade de Gramado, uma das homenagens desta edição do Festival de Cinema de Gramado.

Radiante pelo reconhecimento, ela repetiu o que disse na coletiva de imprensa nesta tarde e falou sobre a falta de prestígio da comédia em festivais e prêmios do segmento: “Essa homenagem não é pra mim, é pra todo cinema popular brasileiro do qual eu tenho um muito orgulho de ser uma representante. Esse prêmio é muito importante, a comédia é sempre o ‘primo pobre’ da arte, então a gente nunca tá nesses lugares, nessa homenagens. Essa homenagem é para todos os comediantes e especialmente para as mulheres protagonistas comediantes deste país”.

Acompanhada da produtora de elenco Marcela Altberg, da irmã e da mãe, fez reverência à força e representatividade das mulheres destacando a atuação de sua empresária Mari Lobo, que também esteve presente, “por trás de uma mulher que faz sucesso tem sempre outra mulher dando esporro em macho de cinema e essa mulher é a Mari Lobo”. Ela também reverenciou a presença de Laura Cardoso no cinema, que acompanhou a homenagem.

Ingrid aproveitou a ocasião e fez um apelo para que o projeto de lei 3.696/2023 que está em tramitação em Brasília e prevê cota de tela para produções audiovisuais brasileiras em cinemas e serviços de TV assinatura seja aprovado: “Eu queria aproveitar esse lugar de fala pra pedir encarecidamente que a gente, por favor, assine a cota de telas”.

Antes de descer do palco, ela dedicou a homenagem à mãe, que em uma das premiações em que Ingrid participou e não venceu (de novo) disse que não iria mais às próximas, ‘já que ela não ganhava mesmo’. “Então eu trouxe a minha mãe aqui pra que ela visse que eu não ganhei nenhum prêmio, mas ganhei uma homenagem!”, disse a atriz no Palácio dos Festivais.

Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescafé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johnnie Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

PROMOÇÃO
PREFEITURA
REALIZAÇÃO
gramadotur

0917
AGOSTO
2Ø24