Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Hub Universidades reúne produção audiovisual em exibição e debates

O Hub Universidades é um espaço dedicado ao público universitário – estudantes, professores, pesquisadores. As atividades começam sábado e vão até o dia 20 de agosto no Hotel Serrazul, com o apoio do Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS.

No sábado, às 9h, no Hotel Serrazul, será realizado o Fórum dos Professores Universitários e, em seguida, uma audiência pública sobre o audiovisual no Rio Grande do Sul. Domingo, às 10h, o Hub Universitário programou um fórum de discussão entre universitários e produtores, no ambiente do Gramado Film Market.

“O Hub Universidades é um espaço importante pois ele agrega o público universitário que frequenta o Festival. As universidades têm um papel fundamental no espaço global do audiovisual por representar um eixo de desenvolvimento que observa o mercado, forma recursos humanos, atua na pesquisa e, consequentemente, impulsiona novos contornos para a indústria”, diz a coordenadora do Tecna, Aletéia Selonk.

A programação inclui o II Forcine Sul, dia 19 de agosto, às 9h. Com a parceria do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual -, o evento consiste na realização de um encontro entre as escolas do ensino superior em cinema e audiovisual dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com o objetivo de estimular o diálogo entre as escolas para fortalecer as ações conjuntas das instituições.

O tema deste ano é “Interações a partir das Diferenças”, no ensejo do XV Congresso do Forcine que ocorrerá em Florianópolis/SC, na UFSC, no mês de setembro. A programação do encontro regional contempla um debate que estará centrado em duas pautas: as possibilidades de intercâmbio entre as escolas e a relação entre formação e mercado na região sul.

“Com o tema “Interações a partir das Diferenças”, entendemos que cada escola de cinema e audiovisual está inserida em seu contexto e, portanto, tem seu próprio perfil. Ao mesmo tempo, no período contemporâneo, a cultura colaborativa está no centro das práticas da criatividade e do audiovisual estimulando as trocas e as complementaridades entre perfis. Reunir professores e estudantes das escolas de cinema e audiovisual do Sul do Brasil é dar espaço para o encontro, dar voz aos envolvidos e, sem dúvida alguma, contribuir para que ocorram novos intercâmbios entre as universidades e também entre elas e o mercado regional”, destaca Aletéia.

“O Gramado Film Market prepara a sua programação especialmente dedicada aos profissionais e agentes do setor. Mas o espaço de mercado do Festival está sempre de portas abertas ao público universitário, sejam estudantes, professores ou pesquisadores, pois capacitar e profissionalizar é um dos principais objetivos do GFM”, complementa a coordenadora do Tecna.

Nos dias 19 e 20, às 14h, o HUB Universidades programou a Mostra de Filmes Brasileiros e Latinos, que será realizada no Teatro Elisabeth Rosenfeld, com entrada franca.

Ingressos
lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

0917
AGOSTO
2Ø24