Homenagens Regionais

Entregue pela primeira vez, o troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa, será destinado para Vera Lopes. Os Prêmios Sedac/Iecine O Futuro Nos Une serão destinados a Valéria Barcellos, Glênio Póvoas e Jorge Henrique “Boca”, enquanto o ator Clemente Viscaíno é o homenageado do troféu Leonardo Machado.

Uma das fundadoras do Grupo de teatro Caixa Preta, de Porto Alegre, Vera Lopes é um dos principais nomes do cinema gaúcho. Suas atuações estão imortalizadas em produções antológicas, como O Dia em que Dorival encarou a Guarda, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart (1986), Neto Perde sua Alma, de Beto Souza e Tabajara Ruas (1998), e Neto e o Domador de Cavalos, de Tabajara Ruas (2005). Contracenou em diversas ocasiões com o ator Sirmar Antunes, falecido em 2022 e que dá nome à homenagem.

Os prêmios Sedac/Iecine O Futuro Nos Une serão entregues a nomes que atuam em diferentes áreas do audiovisual. Valéria Barcellos, por seu trabalho na arte, como cantora e atriz de teatro, televisão e cinema, Glênio Póvoas, pelo inestimável percurso dedicado a construir e a valorizar a memória do cinema gaúcho, e o fotógrafo Jorge Henrique “Boca” pela dedicação através de gerações, imprimindo ao cinema gaúcho belas memórias. O ator Clemente Viscaíno receberá o troféu Leonardo Machado.

As homenagens serão entregues no dia 13 de agosto, no Palácio dos Festivais, durante a cerimônia de premiação dos curtas-metragens gaúchos.

 

Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocínio Cerveza Patagonia – Beba com Moderação e Havan. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Operadora Oficial: Claro. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Apoio Nescafé Gold, Stemac Grupos Geradores, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Vinícola Miolo, O2, Hasam, Kia Brasil, Globo Filmes, Johnnie Walker Blonde e Tanqueray. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – Agência Nacional de Cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

LIC
APRESENTADOR
BB
PATROCÍNIO
BANRISUL
COPATROCÍNIO
PATAGONIA
HAVAN
EXIBIDOR OFICIAL
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
RBS TV
SBT
HOSPEDAGEM OFICIAL
LAGHETTO
OPERADORA OFICIAL
CLARO
APOIO
GLOBO FILMES
NESCAFÉ
STEMAC
TELECINE
NAYMOVIE
BODEGA DANTE
MIOLO
O2
BLONDE
TANQUERAY
HASAM
KIA
APOIO INSTITUCIONAL
MUSEU
ACCIRS
APTC
SIAVRS
fundacine
recreio
IECINE
assembleia legislativa
COLABORADOR
CHOCOLATE GRAMADENSE
AGENTE CULTURAL
AM PRODUÇÕES
PROMOÇÃO
PREFEITURA
FINANCIAMENTO
FINANCIAMENTO
REALIZAÇÃO
gramadotur
ANCINE
MIN CULTURA

0917
AGOSTO
2Ø24