Gramado é oportunidade para ampliar presença do cinema latino-americano no Chile

Diretor artístico de um dos mais antigos festivais de cinema no continente – o de Viña Del Mar, no Chile – Claudio Pereira Navarro veio a Gramado com a expectativa de levar ao seu apís obras exibidas na Serra Gaúcha. Ele vê o festival brasileiro como uma grande oportunidade para ampliar a janela de exibição do cinema latino-americano em seu país. “Em Gramado há muitos filmes sendo apresentados pela primeira vez, por isso é muito importante nossa presença aqui”, observa.

Embora compartilhem semelhanças sociais, políticas e econômicas – o que facilitaria o intercâmbio de conteúdo audiovisual – Navarro lamenta que menos de 1% dos filmes exibidos no Chile são latino-americanos. “É muito desproporcional”, critica. O Brasil participa com uma parcela ainda menor dentro desse universo, situação que o diretor do festival de Viña Del Mar pretende modificar a partir de sua passagem por Gramado.

“Por vias naturais, esses filmes não chegariam até o Chile; estando aqui, posso conversar com realizadores, convidá-los a inscrever seus filmes no festival”, explica.

Mas ele também pensa na distribuição em salas chilenas, e para isso, não acha que o idioma diferente seja um problema, pelo contrário, percebe uma identificação do público com a cultura brasileira. “Assistimos muitas novelas brasileiras e somos fãs da música daqui”, revela.

O Festival Internacional de Cinema de Viña Del Mar ocorre entre os dias 17 e 20 de outubro e além das mostras competitivas, possui uma programação panorâmica com o melhor da produção da América Latina.

(Texto: Naira Hofmeister – Foto: Cleiton Thiele / Pressphoto)

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

LIC
APRESENTADOR
BB
PATROCÍNIO
BANRISUL
COPATROCÍNIO
PATAGONIA
HAVAN
EXIBIDOR OFICIAL
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
RBS TV
SBT
HOSPEDAGEM OFICIAL
LAGHETTO
OPERADORA OFICIAL
CLARO
APOIO
GLOBO FILMES
NESCAFÉ
STEMAC
TELECINE
NAYMOVIE
BODEGA DANTE
MIOLO
O2
BLONDE
TANQUERAY
HASAM
KIA
APOIO INSTITUCIONAL
MUSEU
ACCIRS
APTC
SIAVRS
fundacine
recreio
IECINE
assembleia legislativa
COLABORADOR
CHOCOLATE GRAMADENSE
AGENTE CULTURAL
AM PRODUÇÕES
PROMOÇÃO
PREFEITURA
FINANCIAMENTO
FINANCIAMENTO
REALIZAÇÃO
gramadotur
ANCINE
MIN CULTURA

0917
AGOSTO
2Ø24