Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Festival de Gramado anuncia longas e homenageados em coletiva transmitida pela TV e internet

Denise Fraga é homenageada com o Troféu Cidade de Gramado e César Troncoso com o Troféu Kikito de Cristal

Em um ano desafiador, em que o mundo precisou encontrar outras formas de existir e continuar, o Festival de Cinema de Gramado (FCG) também se reinventa. A  48ª edição do evento, que acontece entre 18 e 26 de setembro, será multiplataforma e, ainda que as equipes já tenham encontrado há meses alternativas para o fazer diário de organização e produção, foi nesta terça-feira, 18, que o público e a imprensa puderam perceber como será o novo formato. A tradicional coletiva de imprensa, que sempre reuniu um grupo importante de jornalistas culturais atentos às novidades de um dos mais importantes festivais de cinema do país, desta vez cedeu lugar a um programa de televisão. Transmitido pela TV Educativa de Porto Alegre (TVE RS) e pelos sites tanto da TV quanto do Festival, além das redes sociais, a primeira experiência já indica o quanto o alcance pode aumentar.

Com as presenças físicas do curador Marcos Santuario e do presidente da Gramadotur Rafael Carniel, e com a participação virtual dos curadores Pedro Bial e Soledad Villamil, o apresentador do Festival e jornalista Roger Lerina conduziu a divulgação dos longas-metragens brasileiros e estrangeiros selecionados e dos homenageados e, também, a interação com os jornalistas, que participaram enviando perguntas pelo WhatsApp.

Este ano, 146 longas-metragens brasileiros (LMB) e 93 estrangeiros (LME) participaram da seleção. As inscrições dão a dimensão da diversidade cultural do Brasil e dos países ibero-americanos. São Paulo, Rio de Janeiro e  Rio Grande do Sul lideraram as inscrições na categoria LMB, com 46, 30 e 13 títulos inscritos, respectivamente. Já Argentina, Espanha, Uruguai e México saíram à frente com as inscrições entre os longas-metragens estrangeiros, com 49, 10, 6 e 5 títulos inscritos, respectivamente. Ao todo, foram 15 estados mais o DF e 14 países.

“Sempre tivemos orgulho do Festival que construímos, mas este ano tem um sabor ainda mais especial. Sabemos o impacto que o Festival de Cinema de Gramado tem para a carreira dos filmes. Manter a realização do evento e essa janela aberta para o mundo é, sobretudo, um compromisso que há 48 anos mantemos com o setor. E como sempre podemos tirar o melhor das situações adversas, não podemos deixar de comemorar o alcance extraordinário que o Festival de Cinema de Gramado terá a partir da exibição pela televisão e por streaming. Esta já é uma edição histórica”, avalia o presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do Festival, Rafael Carniel.

ACOMPANHE O FESTIVAL

Gramado Film Market
O espaço do Festival de Gramado dedicado ao mercado também acontece de forma virtual. Já na sua 4ª edição, o Gramado Film Market mantém as tradicionais rodadas de negócios. Este ano, a edição acontece em sinergia com o Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. Mais informações sobre a programação, em breve.

Debates e coletivas
Os tradicionais debates e coletivas dos filmes em disputa desta vez acontecem pela internet. As conversas serão transmitidas pelo site, pelo YouTube e pelo Facebook do Festival de Cinema de Gramado. Acompanhe, siga e se inscreva para não perder nenhum conteúdo. Facebook e Youtube.

Podcast
E para quem quer estar bem informado a partir de qualquer lugar, basta colocar o fone e dar o play no podcast do Festival de Cinema de Gramado. Os programas são produzidos pela Pauta Conexão e Conteúdo, agência que coordena a comunicação do evento, e vão repercutir as principais notícias e etapas do FCG. Dois episódios já estão no ar e podem ser conferidos no Spotify. Pesquise por Festival de Cinema de Gramado.

Festival é multiplataforma
Os filmes concorrentes serão transmitidos pelo Canal Brasil, tanto pela televisão quanto pelo serviço de streaming, na GloboSat. Para ter acesso ao conteúdo, é necessário ser assinante de TV, cujo plano contemple o Canal Brasil.  Os filmes têm suas peculiaridades de exibição, conforme a categoria. Os longas-metragens brasileiros (LMB) e estrangeiros (LME) terão uma única exibição pela TV. Os curtas-metragens brasileiros (CMB) serão exibidos uma vez pela TV e ficarão disponíveis por 24 horas através do serviço de streaming. Os curtas-metragens gaúchos (CMG) serão exibidos pelo streaming em quatro programas, com títulos agrupados conforme a classificação indicativa. O programas serão disponibilizados às 14h do dia 19 de setembro e seguem no ar até as 23h59 do dia 22 de setembro. Já os longas-metragens gaúchos (LMG), cujos títulos ainda serão divulgados, terão exibição por streaming entre os dias 19 e 23 de setembro. A programação do Festival de Cinema no Canal Brasil inicia todas as noites, às 19h.

Confira como assistir na televisão:
NET: canal 650 HD e canal 150 SD
Oi TV: canal 806 HD e canal 66 SD
SKY: canal 113 ou 513
Claro TV: canal 650 HD e canal 67 SD
GVT | Vivo TV: canal 103
Vivo TV (DTH): canal 806 HD  e 566 SD
Vivo TV (fibra | cabo) Canal 656 HD  e 156 SD

Acompanhe o Festival de Cinema de Gramado também no Twitter e Instagram.
Twitter – @cinemadegramado
Instagram – @festivaldecinemadegramado/

IMAGENS
As fotos e os trailers dos filmes, assim como mais opções de imagens dos homenageados, estão disponíveis para uso da imprensa aqui.

 

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 48º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois. Apoio: Laghetto Hotéis, Canal Brasil, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, The End, Adylnet/Connect CIty . Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil

Ingressos
lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

0917
AGOSTO
2Ø24