Festival de Cinema de Gramado chega ao cinquentenário mantendo equipe e projetando volta do público ao Palácio dos Festivais

Prestes a completar 50 edições ininterruptas, o Festival de Cinema de Gramado prepara uma edição histórica. E, aos poucos, as novidades vão sendo reveladas: a organização do evento já anunciou a adição de Dira Paes à equipe de curadores, assim como uma nova mostra competitiva dedicada a documentários nacionais. Contudo, o que mais se especulava era se a edição de número cinquenta teria o retorno do público à cidade. Devido ao avanço da vacinação no Brasil, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, afirma que trabalha para que, após dois anos, tenha-se novamente artistas, imprensa e público ocupando o Palácio dos Festivais.

E para que toda a magia do cinema ganhe forma, por trás dos holofotes está uma equipe engajada, composta por cerca de 20 profissionais de diversas áreas. Jornalistas, publicitários, fotógrafos, realizadores audiovisuais, arquitetos, relações públicas e administradores são responsáveis por tirar o evento do papel. Durante os meses que antecedem o evento, este número de profissionais chega a 350. 

A realização do festival é da Gramadotur, presidida por Rosa Helena Volk. Diego Scariot, diretor de eventos da autarquia, é, mais uma vez, o executivo do Festival de Cinema. O jornalista, crítico de cinema e professor universitário Marcos Santuario segue à frente da missão de selecionar os filmes que competirão pelo cobiçado Kikito. Ao seu lado, a atriz e cantora argentina Soledad Villamil e a atriz Dira Paes. Os três são responsáveis pela curadoria dos longas-metragens brasileiros, latinos e documentais. Completando a equipe, o programador Leonardo Bonfim é o encarregado da curadoria dos longas gaúchos.

A produção fica com Léo Scott e Primeira Fila Produções na coordenação de conteúdo, enquanto Alessandra Ceratti e Jaqueline Rossi são as responsáveis pela gerência de produção. Quem assina a direção de palco do evento é novamente Rubens Bandeira. 

Com a experiência de mais de 20 edições, a Pauta – Conexão e Conteúdo segue à frente do gerenciamento da comunicação do evento, assumindo assessoria de imprensa, relacionamento de comunicação e redes sociais. O serviço fotográfico é da Agência Pressphoto, comandada pelo renomado fotógrafo Edison Vara. A campanha é assinada por Gustavo Melo, da agência de publicidade gramadense Gemelo Creative, enquanto a cenografia fica por conta da empresa Nowhere EXPD, de Daniela Corso.

O 50º Festival de Cinema de Gramado ocorrerá entre os dias 12 e 20 de agosto de 2022 e contará com sessões presenciais, no Palácio dos Festivais, pela televisão e pelo streaming.

LIC
APRESENTADOR
BB
PATROCÍNIO
BANRISUL
COPATROCÍNIO
PATAGONIA
HAVAN
EXIBIDOR OFICIAL
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
RBS TV
SBT
HOSPEDAGEM OFICIAL
LAGHETTO
OPERADORA OFICIAL
CLARO
APOIO
GLOBO FILMES
NESCAFÉ
STEMAC
TELECINE
NAYMOVIE
BODEGA DANTE
MIOLO
O2
BLONDE
TANQUERAY
HASAM
KIA
APOIO INSTITUCIONAL
MUSEU
ACCIRS
APTC
SIAVRS
fundacine
recreio
IECINE
assembleia legislativa
COLABORADOR
CHOCOLATE GRAMADENSE
AGENTE CULTURAL
AM PRODUÇÕES
PROMOÇÃO
PREFEITURA
FINANCIAMENTO
FINANCIAMENTO
REALIZAÇÃO
gramadotur
ANCINE
MIN CULTURA

0917
AGOSTO
2Ø24