Festival de Cinema de Gramado abre inscrições para curtas e longas gaúchos

A organização do Festival de Cinema de Gramado anuncia que a abertura das inscrições para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas e para a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos acontece na próxima segunda-feira, 2, e segue até às 23h59 do dia 27 de maio.

O “Gauchão” consagra a parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que juntos promovem, pela 19ª vez, a mostra competitiva de curtas-metragens produzidos no Estado. Os participantes concorrem ao troféu em 13 categorias: Melhor filme, Melhor ator, Melhor atriz, Melhor direção, Melhor roteiro, Melhor fotografia, Melhor montagem, Melhor direção de arte, Melhor música, Melhor edição de som, Melhor produção/produção executiva, Júri da Crítica e Menção honrosa.

Mantendo o compromisso com as produções locais, Gramado reforça a parceria estabelecida na edição passada com a Secretaria de Estado da Cultura e com o Instituto Estadual de Cinema na entrega do Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos. Os filmes participantes concorrem ao Kikito em dez categorias técnicas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical.

A partir deste ano, visando conceder um olhar mais plural à produção audiovisual gaúcha, a curadoria da Mostra de Longas-Metragens Gaúchos passa a contar, também, com o nome da jornalista Carol Zatt. A mestra em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa de Mídias e Processos Audiovisuais, e especialista em Arqueologia e Patrimônio vai se juntar ao programador da Cinemateca Capitólio, Leonardo Bomfim, na tarefa de selecionar os filmes exibidos.

“Para nós é uma grande felicidade. Estamos não apenas mantendo as mostras focadas na produção audiovisual gaúcha, mas incrementando elas e dando cada vez mais visibilidade e retorno. Agradecemos às parcerias com a Assembleia Legislativa, com a Secretaria de Cultura e com o Iecine, que nos proporcionam essa manutenção. Agora, damos um passo ainda mais importante, ampliando nossa curadoria com a chegada da Carol, uma jornalista que cultiva uma longa história com Gramado e que, com certeza, chega para, ao lado do Leonardo, fazer uma seleção do tamanho e da qualidade do cinema gaúcho”, avalia Diego Scariot, gerente de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo Festival.

As fichas de inscrição estão disponíveis aqui . Todas as regras e critérios para participar da seleção constam nos regulamentos, que estarão disponíveis no site do Festival.

LIC
APRESENTADOR
BB
PATROCÍNIO
BANRISUL
COPATROCÍNIO
PATAGONIA
HAVAN
EXIBIDOR OFICIAL
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
RBS TV
SBT
HOSPEDAGEM OFICIAL
LAGHETTO
OPERADORA OFICIAL
CLARO
APOIO
GLOBO FILMES
NESCAFÉ
STEMAC
TELECINE
NAYMOVIE
BODEGA DANTE
MIOLO
O2
BLONDE
TANQUERAY
HASAM
KIA
APOIO INSTITUCIONAL
MUSEU
ACCIRS
APTC
SIAVRS
fundacine
recreio
IECINE
assembleia legislativa
COLABORADOR
CHOCOLATE GRAMADENSE
AGENTE CULTURAL
AM PRODUÇÕES
PROMOÇÃO
PREFEITURA
FINANCIAMENTO
FINANCIAMENTO
REALIZAÇÃO
gramadotur
ANCINE
MIN CULTURA

0917
AGOSTO
2Ø24