Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Filmes desta sexta encerram a mostra competitiva

A animação paranaense “Apneia” abre as sessões da mostra competitiva da noite de sexta-feira. Às 18h o curta de Carol Sakura & Walkir Fernandes apresenta Muriel, que não sabia nadar e tinha muito medo. Um medo para além da água e que trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher.

“Dos Fridas”, o longa representante do México e Costa Rica, vem em seguida. Com direção e roteiro de Ishtar Yasin Gutiérrez, o filme se inspira na relação entre a pintora mexicana Frida Kahlo, representada por Yshtar, e sua enfermeira pessoal, a costa-riquenha Judith Ferreto, interpretada pela atriz portuguesa Maria de Medeiros. Por meio das memórias de Judith e sua relação de cumplicidade com a artista, sonhos, mitos, imaginação e realidade se entrelaçam, tecendo a trama de seu destino.

Ishtar Yasin nasceu na antiga União Soviética, tem origem iraquiana, costa-ricense e chilena. Estreou seu primeiro longa, “El caminho”, na Seleção Oficial do Fórum da Berlinale 2008.

Às 21h é a vez do segundo curta da noite, “Amor aos 20 anos”, representante de São Paulo. O filme conta como a vida de Pepe parece ruir quando Lena, sua namorada, muda-se para Paris, em intercâmbio. A menina deixa de responder suas mensagens e as complicações do longo relacionamento vêm à tona quando os pais dela decidem convidar Pepe para jantar. A direção é de Toti Loureiro e Felipe Arrojo Poroger. No elenco estão o próprio Felipe, Danilo Grangheia, Georgette Fadel, Samya Pascotto e Paula Halker.

Para fechar as exibições, o último entre os longas nacionais da mostra competitiva, “30 anos blues”. A dupla de cineastas paulistas Dida Andrade e Andradina Azevedo conta a história de um grupo de amigos que, com a chegada aos 30 anos, percebem que não querem deixar de ser crianças.

Dida e Andradina voltam ao Festival de Cinema de Gramado onde, em 2013, ganharam os Kikitos de direção e fotografia por “A Bruta Flor do Querer”.

 

Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado da Cultura, Stone Pagamentos e Gramado Parks apresentam o 47º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois, Snowland, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine – Agência Nacional do Cinema. Copatrocínio: Banrisul, o grande banco do sul. Apoio especial: Campari,TCL, Casa Aveiro. Apoio: Café 3 Corações, G2 Net Sul, Le Joli, Laghetto Hotéis, Lugano, Canal Brasil, Naymar Cia Rio, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Tecna PUC, Cristais de Gramado. Transporte oficial: KIA. Transportadora aérea ofical: Gol. Agência Oficial: Brocker Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada Brasil

Ingressos
lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

0917
AGOSTO
2Ø24