Festival começa nesta quinta-feira (17) com sessão do projeto EDUCAVÍDEO

ABERTURA

A mostra das produções audiovisuais realizadas por alunos da rede pública municipal de Gramado através do projeto Educavídeo terá uma importante novidade neste 2017: pela primeira vez na história do projeto, que existe há seis anos, estará em cartaz um filme de média-metragem. “Foi um desafio que os próprios estudantes se propuseram. Eles sentiram que estavam preparados para rodar um filme mais longo”, explica o coordenador do projeto, Leonardo Peixoto.

A sessão de projeção dos filmes produzidos dentro do projeto abre a 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, na noite dessa quinta-feira, 17 de agosto. Além do média-metragem “Para Sempre Você”, serão projetados outros dois curtas, todos resultados das oficinas de técnicas de audiovisual, frequentadas por estudantes entre 12 e 17 anos de escolas públicas do município.

Na noite de gala, os estudantes desfilam pelo tapete termelho e assistem o resultado de seu trabalho na tela onde, nas noites seguintes, os concorrentes ao Kikito serão também projetados. “É uma experiência única para eles”, assegura a secretária de Educação de Gramado, Gilça dos Santos Silva.

O próximo desafio dos alunos do Educavídeo já tem data para iniciar: em setembro começam as rodagens do documentário sobre a Corrida pela Vida, cuja trajetória de auxílio e projeção do Instituto do Câncer Infantil será retratada pelos estudantes do projeto. “Toda a produção será deles: desde a pesquisa hsitórica, roteiro, produção e direção”, comemora Leonardo Peixoto.

 

Projeto recebe equipamentos do Ministério da Cultura

 Outra boa notícia para a comunidade gramadense é o acordo de cooperação firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Cultura (MinC), que vai destinar equipamentos no valor de 500 mil reais para uso dos alunos do Educavídeo.

Gramado é a segunda cidade brasileira a receber os equipamentos, que integrarão o Núcleo de Produção Digital do MinC na cidade. O pacote inclui a aquisição de câmeras, lentes, cartões de memória, tripés, cases para proteção e transporte do equipamento, refletores, microfones, gravadores, softwares de edição, computadores e caixas de som. “A técnica das produções será incomparável a partir desse acordo técnico, pois são equipamentos de qualidade muito superior”, celebra Leonardo Peixoto.

Será mais um passo na caminhada firme que o projeto faz rumo à profissionalização. O Educavídeo nasceu em 2011 como laboratório experimental e hoje é um programa assegurado por decreto municipal. No horizonte futuro, está a criação de uma faculdade de cinema, antigo sonho da comunidade de Gramado.

“Ao longo desses anos o projeto se desenvolveu e se aperfeiçoou na proporção do volume e das aspirações de seus alunos: atualmente, não apenas ensina os jovens cineastas, mas também investe em oficinas para qualificar o corpo docente”, completa a secretária de Educação de Gramado, Gilça dos Santos Silva.

 

Orquestra de violões fará apresentação especial

Com experiência de mais de 400 concertos, a Orquestra de Violões de Gramado fará uma apresentação muito especial nesta quinta-feira, na abertura do Festival de Cinema de Gramado, quando serão projetados os filmes produzidos pelos alunos do Educavídeo. “A orquestra é um projeto de jovens e estar participando do Festival de Cinema pela primeira vez justamente numa noite em que os filmes de jovens cineastas são apresentados é muito especial. Queremos que os jovens da plateia sintam-se motivados com a orquestra no palco e que eles como gramadenses se identifiquem na apresentação”, revela o maestro e diretor artístico da orquestra Joe Cardoso.

Foi Joe quem idealizou a Orquestra de Violões, que hoje conta com 14 músicos, todos jovens gramadenses. O conjunto foi criado em 2011, no mesmo ano do Educavídeo. “Mais uma razão para nos sentirmos muito honrados”, comemora o maestro.

A orquestra sobe ao palco do Palácio às 18h30 e vai interpretar um repertório misto, pensado especialmente para agardar a plateia da noite. “Teremos músicas folclóricas espanholas, francesas e italianas e muita música popular. Vai ser algo bem descontraído”, sintetiza Cardoso.

 

Sinopses dos filmes produzidos pelo Educavídeo:

“Para sempre você” (26min)

Os encontros e desencontros do casal Fernando e Helena

 

“O roubo do livro” (04min)

Um livro da professora some

 

“Será que o amor sempre vence?” (04min)

As dificuldades e obstáculos de um jovem casal apaixonado.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.

lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
Claro
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
BB
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
TRANSPORTE AÉREO EXECUTIVO
Helisul
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
JW
Band
band play
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

1423
AGOSTO
2Ø25