Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Dira Paes fecha a série de homenagens da 45ª edição

Troféu Oscarito

A entrega do troféu Oscarito para a atriz Dira Paes, que ocorre na noite dessa sexta-feira, 25 de agosto, fecha a sequência de homenagens desta 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado.

Nascida no Pará, na Amazônia brasileira, a carreira de mais de três décadas lhe permitiram interpretar da comédia ao drama, passando por obras infantis – a sua mais recente descoberta – e filmes autorais.

O trabalho de Dira ajudou a descortinar problemas sociais do norte e nordeste brasileiros que ainda hoje são ignorados, como exploração sexual infantil, coronelismo (“Baixio das Bestas”, 2006) e as brutas relações sociais nas periferias das capitais (“Amarelo Manga”, 2002). Nesse ambiente, rodou também “Dois Filhos de Francisco” (2005), o longa que retrata a infância dos ídolos da música sertaneja pop Zezé di Camargo e Luciano e foi campeão de bilheteria. Também revisitou mitos do cangaço como em “Corisco & Dadá” (1996), no qual desempenha o papel da protagonista feminina e o folclore carnavalesco na Salvador contemporânea em “Ó, Pai, ó” (2007).

Entretanto, a atriz não se intimidou em atravessar o Brasil para trabalhar em produções que retratam a história e a cultura do interior do Rio Grande do Sul, como “Anahy de las Misiones” (1997) ou “Noite de São João” (2003), e integrar o elenco de obras de corte urbano sulino, caso de “Meu Tio Matou um Cara” (2004). “O cinema me levou para o mundo e fez com que eu conhecesse e compreendesse um Brasil gigante e plural”, celebra a homenageada.

O troféu Oscarito é entregue desde 1991 para grandes atores e atrizes do cinema brasileiro e, nos últimos anos, já esteve nas mãos de Fernanda Montenegro, Betty Faria, Glória Pires, Flávio Migliaccio, Marília Pêra e Sonia Braga.

 

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV e Estação Filmes. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.

Ingressos
lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

0917
AGOSTO
2Ø24