Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Começou oficialmente o 46º Festival de Cinema de Gramado!

Com a tradicional apresentação da Orquestra de Gramado tocando clássicos do cinema e a presença de autoridades, foi aberto na tarde dessa sexta-feira (17) o 46º Festival de Cinema de Gramado.

O evento que reúne o melhor da produção do audiovisual brasileira, gaúcha e latina, começou mostrando uma das marcas desta edição: a inclusão. Considerado o Festival mais inclusivo da história, o protocolo foi aberto por Carilissa Dall’ Alba, do movimento “Legenda para quem não ouve mas se emociona”, que r importância de políticas e iniciativas inclusivas para aproximar o cinema de pessoas com deficiência.

O secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, Victor Hugo, deu sequência à cerimônia destacando a participação da Itália como país homenageado representado nesta tarde pelo embaixador Antonio Bernardini.

“Nós italianos amamos muito o cinema. Sou um apaixonado por cinema, por isso esse convite foi muito bem-vindo. Fiquei deslumbrado com a história do Festival de Cinema de Gramado”, vibrou o embaixador que ainda aproveitou a ocasião para anunciar um acordo de coprodução entre os dois países – notícia vinda “diretamente de Roma”.

Lembrando o número de filmes inscritos e selecionados, o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo levantou mais uma vez a bandeira da inclusão destacando o esforço de possibilitar recursos de acessibilidade em 12 filmes na programação deste ano: “Estamos nesta luta por mais inclusão, não fazemos mais que a nossa obrigação”. Ele ainda destacou “os visionários” que em 1973 criaram o primeiro Festival de Cinema de Gramado tornando a cidade um dos principais destinos turísticos do país. O prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca, também participou da cerimônia.

A primeira noite oficial teve exibição do filme de abertura “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues e do longa-brasileiro em competição “A Voz do Silêncio”, de André Ristum.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Ingressos
lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

0917
AGOSTO
2Ø24