Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Abertura oficial e histórica do Festival de Cinema de Gramado aconteceu nesta sexta-feira

O palco do Palácio dos Festivais foi o cenário de um momento histórico na manhã desta sexta-feira, 18. Do tablado que já recebeu os mais importantes nomes do cinema brasileiro e ibero-americano e na mesma data em que a televisão brasileira comemora 70 anos, foi dada a largada da primeira edição multiplataforma do evento. Essa é a primeira das 48 edições cuja abertura acontece sem público presencial, mas com uma equipe comprometida em fazer o Festival chegar longe. Conduzido pela apresentadora Marla Martins, o programa de abertura concentrou as principais informações e novidades deste formato, como as formas de exibição, recapitulou os filmes que compõem as mostras competitivas e mostrou a movimentação da cidade, que está com o tapete vermelho estendido para honrar a tradição de quase 50 anos.

O presidente da Gramadotur Rafael Carniel, autarquia municipal responsável pela realização do evento, enfatizou a alegria imensa de ter o Festival de Cinema de Gramado como o primeiro evento na retomada do turismo na cidade. “Gramado é um destino maduro no cenário do turismo nacional. Nosso carro-chefe dos grande eventos desde 1973. Gramado não conhece a palavra impossível e estamos muito felizes em promover essa edição totalmente reinventada”, comenta Rafael.

O presidente também destacou a importância para o setor na decisão de manter a realização do Festival de Cinema.  “Temos um profundo respeito pela classe do audiovisual. Foram 667 filmes inscritos, todo um trabalho de curadoria, e sabemos o valor para a cultura e tudo o que o Festival representa no cenário nacional. Nossa primeira tentativa foi alterar a data de agosto para setembro, mas quando percebemos que as coisas não estavam evoluindo no sentido de termos tranquilidade e protocolos de biossegurança necessários para promover o Festival da forma tradicional, a Gramadotur se reuniu e decidiu que iria ocorrer sob qualquer hipótese”, explica. E continua, “Gramado se tornou um polo de turismo no Brasil em função da sua cultura, e o Festival foi a grande mola propulsora. Não tínhamos como não promovê-lo. Este ano, decidimos ir para o Canal Brasil, levando o Festival para a casa das pessoas. E o Festival vem com tudo, com tudo que sempre teve e muito mais”, conclui.

O programa também recebeu a coordenadora do Conexões Gramado Film Market Gisele Hiltl. “O momento é complicado para o cinema e audiovisual. Como (Martin) Scorsese disse ontem no Festival de Toronto, o cinema nunca esteve tão marginalizado e desvalorizado. O ‘mercado’ vai falar de tudo isso que estamos vivendo, vamos pensar em alternativas de rentabilidade dos produtos com a exibição digital porque precisamos olhar para a frente. Teremos os painéis, as reuniões de negócio, o concurso interativo, mas é uma adaptação, sem dúvida”, comenta Gisele, e complementa, “é muito difícil ajudar a reconstruir a Ancine (Agência Nacional de Cinema) e agora vê-la sendo desmantelada”.

As inscrições para os painéis do Gramado Film Market estão abertas e podem ser realizadas no link. A programação completa também pode ser acessada aqui.

A abertura oficial pode ser conferida aqui.

 

 

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura e Stella Artois apresentam o 48º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois. Copatrocínio: Vero, a maquininha do Banrisul. Apoio Especial: Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Novas Façanhas. Apoio: Adylnet/Connect City, Laghetto Hotéis, The End, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Cristais de Gramado, Caracol, Planalto Chocolates e Tecna. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Ancine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Ingressos
lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

0917
AGOSTO
2Ø24