Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

45ª edição destaca o talento feminino na cadeia audiovisual

Programação

A 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado será palco para as mulheres mostrarem que o talento feminino está presente em todos os segmentos da cadeira do audiovisual. Dentro e fora da tela, diante e atrás das câmeras, debatendo, ensinando, financiando: a programação está repleta de nomes femininos e recortes que enfocam o trabalho e a presença delas no cinema.

Nas mostras competitivas do Festival de Gramado, 12 filmes são dirigidos por mulheres. O destaque de 2017 é para a seleção de longas-metragens brasileiros, em que elas ocupam o posto de direção em quatro das sete obras que concorrem aos Kikitos. Em dois casos, elas reinam sozinhas no cargo: “Pela Janela” (Caroline Leone) e “Vergel” (Kris Niklison), curiosamente, ambas coproduções entre Brasil e Argentina. Já em “A Fera na Selva”, Eliani Giardini divide a cadeira com Paulo Betti e Lauro Escorel.

E em “Como Nossos Pais”, a diretora Laís Bodanzky, que também assina o roteiro, em parceria com Luiz Bolognesi, leva ainda a temática para o enredo, enfocando a vida de Rosa, uma mulher que quer ser perfeita em todas suas obrigações e precisa responder às distintas visões geracionais sobre o lugar da mulher: das filhas adolescentes e dos próprios pais.

A mostra de curtas-metragens brasileiros também vai provocar reflexão sobre o universo das mulheres, em três produções que, embora dirigidas por homens (um deles, transexual), abordam pontos de vista femininos. “Tailor” (Calí dos Anjos) é um documentário animado sobre um cartunista transgênero, integralmente feito por pessoas trans. “A Gis” (Thiago Carvalhaes) também documenta a vida de uma transexual – Gisberta Salce – que, neste caso, termina em tragédia em Portugal, onde ela foi assassinada em 2006. Já “Cabelo Bom” (Swahili Vidal) enquadra a questão de gênero e raça ao tratar sobre as pressões estéticas a que estão submetidas as mulheres negras.

Além destes, competem na mostra de curtas brasileiros “O Espírito do Bosque”, dirigido por Carla Saavedra Brychcy, “Postergados”, de Carolina Markowicz e “Mãe dos Monstros”, de Julia Zanin de Paula – este último também disputa os prêmios de curtas-metragem gaúchos, assim como “Gestos”, codirigido por Júlia Cazarré e Alberto Goldim e “Kátharsis”, que traz a assinatura de Mirela Kruel.

Vale ainda mencionar a presença do filme “Substantivo Feminino” na seleção de filmes gaúchos fora de competição. O média-metragem dirigido por Daniela Sallet e Juan Zapata conta a valente história de duas ambientalistas pioneiras no Rio Grande do Sul: Magda Renner e Giselda Castro. Ainda nesta mostra, “O Caso do Homem Errado”, documentário que revisita a execução do jovem operário negro Júlio César de Melo Pinto, pelas forças policiais do Rio Grande do Sul, tem dobradinha de mulheres negras nos postos principais: é o primeiro longa-metragem da jovem diretora Camila de Moraes e a produção é assinada por Mariani Ferreira.

Entre os longas estrangeiros, a chilena Maite Alberdi assina “Los Niños” e a dupla argentina Virna Molina e Ernesto Ardito dirigem “Sinfonía para Ana”. Também é da Argentina que chega uma das homenageadas desta edição do Fetsivald e Cinema de Gramado: a atriz Soledad Villamil, famosa por sua interpretação em “O Segredo de Seus Olhos”, que levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011. Soledad receberá o Kikito de Cristal, que no ano passado foi entregue à sua conterrânea Cecilia Roth, a primeira mulher a receber a honraria – na ocasião, a “chica Almodóvar” não perdoou: disse esperar que as próximas premiadas sejam todas mulheres, para equiparar os números de prêmios entre os gêneros.

Já a brasileira Dira Paes, que ao longo da carreira de 33 anos incorporou e deu vida à mulheres de distintas regiões e classes sociais do país, será destacada com o Troféu Oscarito.

 

Palestrantes mulheres dominam o Gramado Film Market

O evento dedicado à negócios e educação do Festival de Cinema de Gramado – o Gramado Film Market – tem ampla participação feminina nas mesas de debate. São 16 palestrantes, dos quais a metade serão mulheres.

Elas estarão no comando de reflexões sobre os desafios do financiamento audiovisual, por exemplo, na mesa conduzida por Débora Ivanov e Luiz Noronha, “Desafios Ancine & BRDE”. Débora é diretora-presidente em exercício da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e já participou de mais de 60 projetos audiovisuais entre curtas, médias e longas-metragens, telefilmes e séries para televisão.

O tema volta ao debate com a palestra “Financiando e produzindo com o Canadá”, que contará com as participações da vice-cônsul canadense, Raphaëlle Lapierre-Houssian, que também é gerente de Desenvolvimento de Negócios de Indústrias Criativas do país.

Ela estará ao lado do roteirista Adam Till e de Monica Aguirre, outra mulher com carreira sólida dedicada ao audiovisual no Canadá, onde lidera a implementação dos planos estratégicos internacionais da Toronto Film School

Reconhecido por suas políticas em defesa da igualdade entre gêneros, o Canadá, que é o país homenageado desta edição do Festival de Cinema de Gramado, promove ainda a “Mostra Conexões Femininas”, com projeções de filmes de uma das maiores revelações do cinema produzido no país norte-americano, a jovem Carol Nguyen, e da premiada cineasta e documentarista Amber Fares, que entre outros trabalhos é atualmente produtora associada na quarta temporada de “Transparent”, série da Amazon.

Carol e Amber também vão debater a presença feminina no universo audiovisual com duas outras feras do setor: a produtora Lucy Barreto, que tem no currículo mais de 85 filmes, e a curadora do Festival de Cinema de Gramado, Eva Piwowarski, que acumula grande experiência na promoção do audiovisual argentino e do Mercosul.

Fora da programação do Gramado Film Market mas também convergindo para o tema, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul debate o papel e o espaço feminino neste segmento. E as especialistas Alice Gonzaga e Dani Schmitt, respectivamente do Museu do Festival e da Cinemateca Capitólio, vão debater o tema “Cinema e Preservação”.

Ingressos
lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

0917
AGOSTO
2Ø24