Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Confira detalhes da programação do Gramado Film Market – Conexões

PROGRAMAÇÃO

Criado para ser um espaço de discussão e busca de soluções para os gargalos da cadeia audiovisual brasileira, o Gramado Film Market – Conexões centra sua programação, nos dias 24 e 25 de agosto, no financiamento e distribuição de produções nacionais. “Em um ambiente em que as possibilidades para o setor aumentam em grande dimensão, com volume de recursos crescentes e canais de exibição surgindo, notamos a necessidade de um encontro para reflexão e definição de estratégias”, aponta Gisele Hiltl, a coordenadora do Gramado Film Market – Conexões.

Haverá debate sobre as políticas públicas de distribuição, oferecido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), apresentação das estratégias do Canal Brasil de promoção do conteúdo nacional e ainda uma aula sobre as ferramentas de financiamento e produção audiovisual canadenses. “Ao contrário do que ocorre no Brasil, no Canadá os contratos de financiamento incluem obrigatoriamente acordos de venda do conteúdo”, explica uma das representantes do país norte-americano no evento, Dina Thrascher.

A Ancine tem voltado sua inteligência para esse aspecto, identificando pontos nos quais é preciso incidir para ampliar as possibilidades do setor audiovisual brasileiro. No diagnóstico que faz do escoamento da produção nacional, a agência mostra que as distribuidoras brasileiras tem mantido uma média próxima ou superior a 40 milhões de ingressos vendidos anualmente desde 2010 e estão a ponto de dominar um terço do mercado no país.

Em contrapartida, a produção de filmes brasileiros quadruplicou nos últimos anos (em 2016, foram 143 longas-metragem lançados) e há previsão de um novo recorde neste ano. Na sexta-feira, um painel protagonizado por dois dos mais importantes nomes do cinema nacional, Luiz Carlos Barreto e Cacá Diegues, fará um panorama dessa evolução ao longo da história recente.

Ainda há grande concentração desse mercado no Rio de Janeiro e em São Paulo, que juntos somam mais de 80% dos audiovisuais lançados entre 2008 e 2015. O terceiro estado com maior produção é o Rio Grande do Sul, com o equivalente a 4,8% da produção nacional.

Mas há uma busca por uma maior equidade: os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual destinados à Região Sul do Brasil, por exemplo, que desde 2009 não haviam passado de 9%, em 2015 representaram 16% do total. Também tem havido acréscimos nos repasses para as regiões norte e nordeste, que em 2009 estavam fora do radar da Ancine e nos últimos dois anos já são superiores a 20%. Também são essas regiões do país onde mais se amplia o parque exibidor brasileiro. Outra boa notícia é que 60% das novas salas de cinema abertas no Brasil são em cidades do interior.

Por outro lado, os serviços de “vídeo on demand” são uma possibilidade concreta para produtores audiovisual: no Brasil, há 32 canais operando. A Netflix, segunda em audiência nacional, atrás apenas do YouTube, tem 7 milhões de assinantes no Brasil, mesmo número do principal canal de TV fechada, a NET. Aliás, a participação das produtoras independentes nas grades desses canais cresceu de 1,4%, em 2009, para 10,9% no ano passado após a entrada em vigor do marco legal da TV por assinatura.

A distribuição também domina a programação das rodadas de negócios, com representantes do Canadá, Canal Brasil e Globo recebendo propostas e projetos para desenvolvimento.

Capacitação e novas técnicas também em pauta
O Gramado Film Market – Conexões também abre generoso espaço para a qualificação da mão de obra do setor audiovisual brasileiro durante esta edição. Técnicas inovadoras, como o desafio de filmar usando realidade virtual e os efeitos visuais no cinema, TV e em games são alguns dos temas de painéis oferecidos na programação. Haverá ainda workshops de composição em 3D e chromakey & máscaras, entre outros. Criação de personagens, roteiro e edição em audiovisual também estão entre as opções de oficinas neste Gramado Film Market – Conexões.

Grande parte da programação técnica – especialmente a ligada a efeitos visuais, área em que se destaca – é oferecida pela delegação do Canadá, que é o país homenageado do 45º Festival de Cinema de Gramado. O país também é o promotor da mostra Conexões Femininas, dentro do GFM, que terá projeção de filmes de cineastas mulheres que produzem no país norte-americano e um debate que contará com a participação da curadora do festival Eva Piwowarski (Argentina), das brasileiras Lucy Barreto e Eloíza Mara da Silva e ainda com as cineastas Carol Nguyen e Amber Fares. O embaixador do Canadá, Riccardo Savone fará o encerramento do evento.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.

Ingressos
lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

0917
AGOSTO
2Ø24