Audiência Pública – O Novo Tempo para o Audiovisual do RS e do Brasil

O Novo Tempo para o Audiovisual do RS e do Brasil – financiamento, perspectivas e desafios foi o tema da audiência pública na Câmara de Vereadores de Gramado na tarde de ontem (14). O encontro foi conduzido pela deputada estadual Sofia Cavedon e teve presenças de Rosa Helena Volk, presidente do Gramadotur, e Sofia Ferreira, diretora do Instituto Estadual de Cinema do RS (IECINE).

Ricardo Bertolucci Reginato, Secretário da Cultura de Gramado, comentou sobre o papel desempenhado pela Gramado Film Commission e Educavídeo para alavancar os realizadores gramadenses na evolução técnica, um impacto que extrapola os limites da cidade e transborda para o Estado inteiro. Oportunidades como essa que se abrem, potencializadas por meio de medidas como o Pronatec, precisam ser capitalizadas para aproximar o Rio Grande do Sul, ainda num distante 3º lugar, de Rio de Janeiro e São Paulo no número de produções audiovisuais, defendeu a deputada.

Coordenadora do Escritório Estadual do RS do Ministério da Cultura, Mariana Martinez lembrou que esses objetivos estão começando a ser desenhados a partir da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura: são 488 os municípios gaúchos que estão habilitados e podem abrir editais para disseminar e descentralizar a produção dos grandes centros.

Outro importante tópico levantado durante a audiência pública trata da regulamentação para o streaming – um formato de exibição ainda defasado na legislação brasileira. Beto Rodrigues é presidente da Fundação Cinema RS e manifestou sua preocupação em como é possível que as plataformas sejam integradas e cumpram as mesmas taxações e leis que são impostas aos tradicionais meios na produção de obras audiovisuais, algo que não acontece no cenário atual. Esse alerta já é de ciência do Congresso Nacional, que conta com projetos em trâmite sobre o assunto: a pauta também deve ser levada ao plenário da Assembleia Legislativa gaúcha pela deputada Sofia Cavedon.

A sessão pode ser conferida na TV da Assembleia Legislativa no YouTube.

Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescafé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johnnie Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

PROMOÇÃO
PREFEITURA
REALIZAÇÃO
gramadotur

0917
AGOSTO
2Ø24