Audiência Pública – O Novo Tempo para o Audiovisual do RS e do Brasil

O Novo Tempo para o Audiovisual do RS e do Brasil – financiamento, perspectivas e desafios foi o tema da audiência pública na Câmara de Vereadores de Gramado na tarde de ontem (14). O encontro foi conduzido pela deputada estadual Sofia Cavedon e teve presenças de Rosa Helena Volk, presidente do Gramadotur, e Sofia Ferreira, diretora do Instituto Estadual de Cinema do RS (IECINE).

Ricardo Bertolucci Reginato, Secretário da Cultura de Gramado, comentou sobre o papel desempenhado pela Gramado Film Commission e Educavídeo para alavancar os realizadores gramadenses na evolução técnica, um impacto que extrapola os limites da cidade e transborda para o Estado inteiro. Oportunidades como essa que se abrem, potencializadas por meio de medidas como o Pronatec, precisam ser capitalizadas para aproximar o Rio Grande do Sul, ainda num distante 3º lugar, de Rio de Janeiro e São Paulo no número de produções audiovisuais, defendeu a deputada.

Coordenadora do Escritório Estadual do RS do Ministério da Cultura, Mariana Martinez lembrou que esses objetivos estão começando a ser desenhados a partir da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura: são 488 os municípios gaúchos que estão habilitados e podem abrir editais para disseminar e descentralizar a produção dos grandes centros.

Outro importante tópico levantado durante a audiência pública trata da regulamentação para o streaming – um formato de exibição ainda defasado na legislação brasileira. Beto Rodrigues é presidente da Fundação Cinema RS e manifestou sua preocupação em como é possível que as plataformas sejam integradas e cumpram as mesmas taxações e leis que são impostas aos tradicionais meios na produção de obras audiovisuais, algo que não acontece no cenário atual. Esse alerta já é de ciência do Congresso Nacional, que conta com projetos em trâmite sobre o assunto: a pauta também deve ser levada ao plenário da Assembleia Legislativa gaúcha pela deputada Sofia Cavedon.

A sessão pode ser conferida na TV da Assembleia Legislativa no YouTube.

Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescafé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johnnie Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

LIC
APRESENTADOR
BB
PATROCÍNIO
BANRISUL
COPATROCÍNIO
PATAGONIA
HAVAN
EXIBIDOR OFICIAL
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
RBS TV
SBT
HOSPEDAGEM OFICIAL
LAGHETTO
OPERADORA OFICIAL
CLARO
APOIO
GLOBO FILMES
NESCAFÉ
STEMAC
TELECINE
NAYMOVIE
BODEGA DANTE
MIOLO
O2
BLONDE
TANQUERAY
HASAM
KIA
APOIO INSTITUCIONAL
MUSEU
ACCIRS
APTC
SIAVRS
fundacine
recreio
IECINE
assembleia legislativa
COLABORADOR
CHOCOLATE GRAMADENSE
AGENTE CULTURAL
AM PRODUÇÕES
PROMOÇÃO
PREFEITURA
FINANCIAMENTO
FINANCIAMENTO
REALIZAÇÃO
gramadotur
ANCINE
MIN CULTURA

0917
AGOSTO
2Ø24