51ª edição está oficialmente aberta

Em uma solenidade marcada por aplausos do público presente na Sociedade Recreio Gramadense, está oficialmente iniciada a 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado.

Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, ressaltou que a seleção de filmes da edição está sendo muito elogiada, dos desafios enfrentados na realização do evento e reconheceu o apoio do Governo Federal, Estadual, patrocinadores e apoiadores, além de toda a equipe de trabalho do Festival.

Também prestigiando a solenidade, Beatriz Araujo, Secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, reforçou a importância do Festival de Gramado para o Brasil e destacou a importância da recriação do Minstério da Cultura como referência para novas políticas públicas culturais do país e que isso respalda em ações nos estados.

Ministra da Cultura, Margareth Menezes comentou que sempre teve o desejo de estar no Festival, sendo uma experiência ainda melhor podendo atender ao evento como Ministra da pasta que abarca o Festival de Cinema. “Quero confessar que sempre tive o desejo de vir a este festival de cinema, que considero um Oscar brasileiro!”. Margareth também abordou a reestruturação que está conduzindo no Ministério, em que aponta que ambientes como o Festival oferecem espaços e reforçam a diversidade e a brasilidade cultural do país. O prefeito de Gramado Nestor Tissot agradeceu a presença da Ministra, enfatizando como o apoio do governo federal é importante para o prosseguimento do Festival.

A cerimônia ainda foi marcada pela música. A Orquestra Sinfônica de Gramado fez a abertura do evento com a trilha oficial do Festival de Gramado e ainda apresentou repertório com clássicos do cinema nacional e internacional, passando por Top Gun e Indiana Jones até Tropeiro Velho, e uma homenagem aos 150 de Alberto Santos Dumont.

A solenidade contou com presenças de autoridades como a Secretária do Audiovisual, Joelma Oliveira Gonzaga, a deputada federal Denise Pessoa, o deputado estadual Joel Wilhelm, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam o 51º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Banrisul Corretora de Seguros, Copatrocinio Patagonia Cerveza e Havan. Apoio Nescasfé Gold , Stemac, Telecine, Naymovie, Bodega Dante Robino, Miolo Wine Group, O2, Johny Walker, Tanqueray, Hasam, Kia. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Media Partner: Grupo RBS e SBT. Hospedagem oficial: Laghetto. Operadora oficial Claro. Apoio Institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC, SIAV-RS, Fundacine, Sociedade Recreio Gramadense, IECINE, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Colaborador Chocolate Gramadense. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Ancine – agência nacional de cinema. Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

PROMOÇÃO
PREFEITURA
REALIZAÇÃO
gramadotur

0917
AGOSTO
2Ø24