Trabalho de base: Educavídeo e a nova safra de realizadores

Como já é tradição, a noite que antecede a abertura do Festival de Cinema de Gramado é dedicada aos trabalhos do Programa Municipal Escola de Cinema, o Educavídeo. A iniciativa, que está em seu 11º ano, estimula a realização audiovisual aos alunos da rede municipal. Mesmo com a pandemia, os alunos se reinventaram e seguiram produzindo. Desta forma, parte do material que será exibido neste ano tem temáticas que retratam o momento sob o olhar dos jovens, que adaptaram as condições de produção para os meios digitais.

“O Festival de Cinema de Gramado chega à sua 49ª edição como uma marca de resistência cultural em meio a uma das mais graves crises sanitárias já vistas. E parte desta resistência vem da produção audiovisual realizada pelos nossos alunos”, afirma Ivanilda Rosa, coordenadora do projeto. E nesse contexto pandêmico, o Educavídeo bate a marca de 100 produções realizadas ao longo de 11 anos de projeto.

Nesta edição, serão exibidas produções que retratam um mundo pré-pandemia e outro afetado pela doença viral. Os curtas-metragens FrágilMãe é tudo igual e Batendo a meta foram finalizados no segundo semestre de 2019 e refletem os problemas, as dificuldades e o bom-humor no qual situações do dia a dia são vistos pelos jovens produtores. Já os curtas Entre vidraças e Player, produzidos no primeiro semestre de 2021, trazem o contexto de uma vida de isolamento social e do uso do mundo virtual como mediação para as situações cotidianas.

A sessão do Educavídeo, que integra a programação do 49º Festival de Cinema de Gramado, será exibida na noite do dia 12 de agosto, quinta-feira, no site do evento e também no canal do YouTube do projeto.

Das salas de aula de Gramado para a televisão

Primeiro eles conquistaram o Palácio dos Festivais, depois a internet e, agora, a televisão! Este ano, a TVE-RS irá transmitir uma sessão especial com o curta-metragem Entre Vidraças, desenvolvido pelo projeto. Após, os realizadores serão convidados para um debate, que também será televisionado.

Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, essa é uma conquista de toda a comunidade gramadense: “Nós sabemos do potencial desses jovens e temos muito orgulho. São alunos da rede municipal de ensino que fazem cinema como gente grande. E poder ver suas produções veiculadas na televisão para todo o estado é uma conquista. Demonstra a qualidade das produções desenvolvidas dentro do Educavídeo”.

A sessão especial do Educavídeo na TVE-RS será no dia 16 de agosto,  segundaa partir das 17h, pela televisão e também pelo site da emissora.

 

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 49º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Golden Propriedades de Lazer. Copatrocínio: VERO, a maquininha do Banrisul. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Exibidor Regional: TVE. Cia Aérea Oficial:  Azul Linhas Aéreas. Receptivo Oficial: Gramado Receptivo. Apoio: Da Magrinha, Miolo, O2 Pós, Azul Viagens, Adylnet, Laghetto Hotéis, Stemac Grupos Geradores, Tecna, Planalto e Caracol Chocolates, Naymovie. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento:  IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

APRESENTADOR
Petrobras
PATROCÍNIO MASTER
Gav
PATROCÍNIO
Stella
Banrisul
HOSPEDAGEM OFICIAL
Laghetto
APOIO
KIA
Miolo
Brutal Fruit
RBT
Naymovie
Globo Filmes
O2 Pós
APOIO INSTITUCIONAL
Assembleia Legislativa
ACCIRS
SIAV
Museu do Festival
APTC
Fundacine
TRANSMISSÃO OFICIAL
Canal Brasil
PARCEIRO SUSTENTÁVEL
Tereos
AGENTE CULTURAL
AM
PROMOÇÃO
Prefeitura de Gramado
FINANCIAMENTO
IECINE
Pro Cultura
REALIZAÇÃO
Gramadotur
GOVBR

13 A 23
AGOSTO
2025