Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam

Recordista em Oscars de filme estrangeiro, Itália é o país homenageado de honra

O país com o maior número de estatuetas do Oscar na categoria de filme em língua estrangeira, a Itália é o país homenageado de honra do 46º Festival de Cinema de Gramado. “A história do nosso cinema começa já na época dos irmãos Lumière. O nascimento de Cinecittà abre uma nova fase de produção. Graças ao cinema neorrealista do pós-guerra, ao cinema de autor de meados da década de 1950, até o final da década de 1970, e à “commediaall’italiana”, o cinema italiano atinge uma posição de grande prestígio nacional e internacional”, explica o embaixador italiano no Brasil, Antonio Bernardini, que lidera a comitiva do país em Gramado.

A cinematografia que legou ao mundo nomes como Vittorio De Sica, Roberto Rossellini, Michelangelo Antonioni, Federico Fellini, Pier Paolo Pasolini, Bernardo Bertolucci, Roberto Benigni e Paolo Sorrentino aproveita a oportunidade para apresentar sua produção contemporânea na Mostra Itália.

Serão dois filmes projetados no Teatro Elisabeth Rosenfeld, nas tardes da quinta e da sexta-feira (23 e 24 de agosto), ambos com entrada franca. O primeiro será “Hotel Gagarin”, de Simone Spada. Na trama, cinco italianos sem dinheiro em busca de sucesso são convencidos por um que se diz produtor a gravar um filme na Armênia. Uma vez chegados ao Hotel Gagarin, isolado na floresta, explode uma guerra e o produtor foge com o dinheiro. Uma situação desagradável que se revela, todavia, numa ocasião para recuperar a leveza e a felicidade perdidas.

Na sexta-feira, 24, a Mostra Itália apresenta “Made in Italy”, de Luciano Ligabu, cujo protagonista, Riko, é um homem com grandes virtudes, mas com pouca sorte, encalhado em um trabalho que não lhe permite manter a família e em luta contínua contra uma sociedade que não o representa. “Numa Itália onde a precariedade profissional e sentimental tornou-se normalidade, Luciano Ligabue, famosíssimo músico italiano, nos conta uma história de grande humanidade, onde os sentimentos das pessoas ecoam mais forte que tudo”, apresenta a sinopse da produção. Todas as sessões da Mostra Itália terão legendas descritivas, libras e audiodescrição.

Placa no Palácio dos Festivais eternizará homenagem

Uma placa que será descerrada na tarde de sábado (17h), vai eternizar a homenagem do Festival de Cinema de Gramado ao país. Mas a participação da Itália no festival começa mesmo nessa sexta-feira, quando o embaixador Antonio Bernardini dará as boas-vindas ao público durante a cerimônia de abertura do evento, que ocorre nessa sexta-feira, às 16h, na Rua Coberta. “É uma ocasião imperdível para promover o cinema italiano no mais importante festival de cinema do Brasil e um dos mais importantes do cenário internacional”, celebra o diplomata.

A participação, espera Bernardini, deverá servir não apenas para aproximar o público brasileiro do cinema italiano, “mas também para estimular a colaboração entre os mercados dos audiovisuais dos dois países”.

Por isso, representantes da indústria audiovisual do país estarão participando do Gramado Film Market nos dias 21 e 22 de agosto (terça e quarta-feira). Um painel dará apresentado pelo diretor internacional da Associação Italiana de Indústrias do Audiovisual e Muktimídias dará um panorama do vigor do segmento no país. O executivo também vai comandar os o encontros de negócios, em busca de projetos com potencial para coprodução.

Mas nem só de trabalho viverá a comitiva italiana em Gramado. Um carnaval veneziano foi organizado para a noite dessa sexta-feira, baile de máscaras onde os convidados brindarão o início oficial do evento mais tradicional de cinema do Brasil.

 

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Ingressos
lic
APRESENTADOR
petrobras
PATROCÍNIO
banrisul
COPATROCÍNIO
tv brasil
youtube
patagonia
HOSPEDAGEM OFICIAL
laghetto
TRANSMISSÃO AO VIVO
CANAL BRASIL
MEDIA PARTNER
sbt
APOIO ESPECIAL
schweppes
APOIO
telecine
kia
hasam
globofilmes
faixaazul
stemac
bodegadanterobino
o2 pos
naymovie
APOIO INSTITUCIONAL
fundacine
APTC
SIAVRS
accirs
Assembéia legislativa
TVE
museu
AGENTE CULTURAL
am
PROMOÇÃO
prefeitura
FINANCIAMENTO
iecine
PROCULTURA
REALIZAÇÃO
GRAMADOTUR
ANCINE
BRASIL

0917
AGOSTO
2Ø24