Festival cada vez mais inclusivo

Festival cada vez mais inclusivo

Desde 2012, o Festival de Cinema de Gramado realiza uma sessão de audiodescrição em sua mostra competitiva de longas-metragens, proporcionando a inclusão do público com deficiências visuais. “Colegas”, “A Oeste do Fim do Mundo”, “A Despedida” e “Ausência” foram os filmes exibidos com este recurso. Em 2016, é a vez de “El Mate” ter sua sessão no Palácio dos Festivais com audiodescrição. Mas existe um ineditismo esse ano: pela primeira vez, o curta-metragem que antecede o longa (“Memória da Pedra”), também contará com o recurso.

A sessão acontece hoje a partir das 21h30, com produção de acessibilidade da OVNI Acessibilidade Universal e apoio da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) e da Associação Gaúcha de Audiodescritores (Agade).

Antes da sessão dupla, já é possível debater inclusão e acessibilidade quando às 15h30, na  Sociedade Recreio Gramadense, acontece a Mesa de Debate: Cinema, Inclusão e Acessibilidade. As atividades de hoje complementam uma programação que, desde ontem, já abordava o cinema inclusivo com a exibição de “Cromossomo 21”. O longa-metragem conta a história de Vitória, uma jovem com Síndrome de Down que vive um romance com o sonhador Afonso, um garoto sem a síndrome.

Para o diretor Alex Duarte, “Cromossomo 21” renova muitos sentimentos em tempos difíceis. “Hoje vivemos uma guerra de valores e um momento político muito conturbado, onde parece impossível acreditar no amor, mas essa história me fez acreditar que ainda existe o amor e, principalmente, pessoas boas”, contou. “Cromossomo 21” foi exibido em um Palácio dos Festivais lotado, onde a equipe do filme entregou uma homenagem ao diretor da Gramadotur João Pedro Till pela oportunidade de exibir o longa em Gramado.  

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Outras Notícias: