Festival de Cinema de Gramado homenageia Cine PE e faz a estreia do drama

Festival de Cinema de Gramado homenageia Cine PE e faz a estreia do drama

Em noite de premiação do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, o Festival de Cinema de Gramado também deu sequência a sua programação da mostra competitiva. Além dos curtas “Blackout” e “Lúcida”, o Palácio dos Festivais exibiu “O Silêncio do Céu”, novo longa-metragem do cineasta Marco Dutra. Ele, que esteve pela última em Gramado doze anos atrás com o curta “O Lençol Branco”, realizado em parceria com Juliana Rojas, volta à Serra Gaúcha com um projeto que ganha sentido especial ao ser apresentado em Gramado. “Esse é um filme que tem muito a ver com o Festival, pois é formado por pedaços argentinos, brasileiros e uruguaios”, lembrou o diretor, que filmou o longa no Uruguai com o argentino Leonardo Sbaraglia e a brasileira Carolina Dieckmann. A atriz fez questão de tirar selfies com o público e abraçar os fãs no tapete vermelho. “Não sabia que era tão especial assim. Desde que cheguei estou fascinada com tanto carinho”, contou.

O 44º Festival de Cinema de Gramado ainda prestou uma homenagem aos 20 anos do Cine PE. Entregue pelo presidente da Gramadotur João Pedro Till, a distinção marca o reconhecimento do Festival à importância do intercâmbio com outros eventos do segmento. Diretora do Cine PE, Sandra Bertini recebeu a homenagem ressaltando a expressividade conquistada pelo festival pernambucano: “Desde 1997, realizamos o Cine PE ininterruptamente e já podemos agradecer ao público grandioso e participativo. Esse é um projeto muito importante para toda a cidade de Recife”.

Nesta segunda-feira, é a vez dos realizadores latinos começarem sua trajetória no evento gramadense. Com a exibição dos longas “Las Toninas Van al Este”, do Uruguai, e “Espejuelos Oscuros”, de Cuba, começa a mostra competitiva dos longas estrangeiros no Palácio dos Festivais.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Outras Notícias: