FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO E ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO SUL RENOVAM CONVÊNIO PARA A REALIZAÇÃO DA MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS

FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO E ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO SUL RENOVAM CONVÊNIO PARA A REALIZAÇÃO DA MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS

O 44º Festival de Cinema de Gramado já traz boas novas para o cinema gaúcho. Nesta quinta-feira (09), o evento serrano oficializou, pelo décimo-quarto ano consecutivo, o convênio com Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul para a realização da tradicional Mostra Gaúcha de Curtas. Entre as conquistas, a ampliação da janela de exibição, que agora conta com três dias de sessões abertas ao público no Palácio dos Festivais, e o incremento da premiação em dinheiro para os vencedores, que agora recebem R$ 48 mil, sendo 8 mil para o melhor filme e 4 mil para as demais categorias, representando um incremento de 16% no valor total. As inscrições para a competição começam nesta sexta-feira através do site www.festivaldegramado.net.

A deputada Silvana Covatti, presidente da Assembleia Legislativa, oficializou a minuta já assinada pelo prefeito de Gramado Nestor Tissot, representado em Porto Alegre pelo presidente da Gramadotur João Pedro Till e pelo diretor de eventos da entidade e coordenador da 44ª edição do Festival Enzo Arns. "Tenho uma admiração muito grande por Gramado, e, como presidente da Assembleia e primeira mulher a assumir o cargo, ratifico a importância dessa parceria e cumprimento o Festival de Cinema, as entidades e os realizadores que criam e ajudam a manter essa importante indústria do nosso Estado", afirmou Silvana.

As novidades na parceria são resultado do diálogo cada vez mais próximo entre Gramado e as entidades do cinema gaúcho, o que é amplamente celebrado pela Gramadotur. "Os avanços do estreitamento dessa relação, iniciada em 2012, permitirão ao Festival de Cinema de Gramado novas experiências e momentos de reflexão com o viés de mercado e novas formas de distribuição e consumo. Nessa edição de 2016, o aumento da premiação em dinheiro e da janela de exibição em Gramado ratifica o compromisso do evento e da Assembleia Legislativa com a valorização do cinema produzido no Rio Grande do Sul. Para nós na Gramadotur é fundamental manter essa troca para que possamos estar cada vez mais perto dos realizadores e, na medida do possível, atender as reivindicações da classe valorizando a cadeia produtiva", comenta Arns.

A assinatura do convênio também foi acompanhada por representantes de entidades do cinema gaúcho, entre eles, o presidente da Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul (Fundacine) Beto Rodrigues, que ressaltou a importância simbólica e mercadológica do prêmio em tempos que a indústria audiovisual movimenta cerca de R$ 20 bilhões por ano nacionalmente. "Estamos nos tornando uma potência mundial no setor. Por isso, muito além do valor simbólico e do incentivo pessoal que é receber reconhecimento na Mostra Gaúcha de Curtas, conquistar um prêmio nessa competição serve como plataforma de lançamento para toda uma nova geração de realizadores que estamos formando e que estão preparando futuras séries e longas-metragens", comentou.

Diretor do departamento de cultura da Assembleia, Luiz Carlos Barbosa rememorou a longeva e consolidada parceria com o Festival de Cinema de Gramado. "A Assembleia sempre foi palco de atividades culturais e foi estreitando naturalmente este vínculo com o Festival de Cinema de Gramado. Começamos ainda na era dos filmes em 16 e 35mm, chegando hoje às projeções digitais, que representaram uma verdadeira explosão na procura de inscrições para a Mostra. É fundamental a ampliação dessa relação para valorizarmos ainda mais a primeira semana do Festival de Cinema de Gramado, onde o cinema gaúcho firma o seu protagonismo", comentou.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Outras Notícias: