Elis Regina por Hugo Prata

Elis Regina por Hugo Prata

Foi o destino que levou Hugo Prata à direção de “Elis”. Ele, apesar de fã da icônica cantora, nunca planejou fazer um filme sobre a gaúcha, até ouvir a sugestão de um amigo quando procurava o material ideal para seu primeiro longa-metragem. “Nesse momento, tudo fez sentido”, lembra o diretor. Vindo de uma carreira ativa na realização de videoclipes, Prata estreia “Elis” na Serra Gaúcha e considera o momento crucial na trajetória da obra: “Agora o filme realmente nasce e encontra o público. Para toda uma geração influenciada por Gramado e para a própria história de Elis Regina, é muito icônico que a estreia esteja acontecendo aqui”.

Ao longo da concepção de “Elis”, Hugo Prata diz ter tido dificuldades em escolher quais fatos sobre a vida da eterna Pimentinha estariam presentes na cinebiografia. Nessa missão, ele, no roteiro que escreveu em parceria com Luiz Bolognesi e Vera Egito, optou por retratar, claro, a cantora, mas também a mulher Elis Regina. “A ideia foi mostrar qual era a luta dela nos bastidores. Afinal, por que uma mulher tão forte e de carreira artística impecável se fragilizou tanto?”, questiona Prata, que desenvolveu o projeto durante quatro anos e meio.

O resultado da primeira sessão em Gramado empolga o estreante em longas-metragens. “Fui me preparando aos poucos para esse filme, mesmo sem saber. É incrível estar aqui e uma verdadeira honra. O que espero é que essa experiência seja um termômetro do que está por vir na carreira do longa”, torce o diretor.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Outras Notícias: