Tony Ramos: “Este troféu já tem lugar reservado ao lado do meu Kikito”

Tony Ramos: “Este troféu já tem lugar reservado ao lado do meu Kikito”

O Troféu Cidade de Gramado terá um lugar especial na estante de Tony Ramos, homenageado pelo 44º Festival de Cinema na noite de sábado, 27 de agosto. “Reservei um espaço ao lado do meu Kikito”, revelou o ator, no palco, onde recebeu o prêmio das mãos do prefeito municipal Nestor Tissot.

Feliz com o reconhecimento, Tony brincou com o artefato, simulando que embalava uma criança. “Troféus como esse a gente tem que ninar, acarinhar porque significa muito”, agradeceu.

O ator brasileiro que já interpretou 128 personagens em uma carreira de mais de 50 anos não conteve as lágrimas com a distinção. “O ator pertence ao seu ofício, engorda ou emagrece quando necessário, passa madrugadas gravando... E receber essa manifestação popular calorosa, ver essas imagens que resgatam a minha trajetória é o que renova essa vontade de seguir”, explicou.

A emoção aumentou com a projeção, nas telas de led que compõem o cenário no palco do cinema, de depoimentos da colega de trabalho, a atriz Carla Camurati (“Tony é um interprete de muita delicadeza e transparência, tive muita sorte de trabalhar com ele”), o diretor Flavio Tambelini, com quem Tony filmou ‘Bufo & Spallanzani’, que o consagrou como o Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado de 2001. “É um ator cinematográfico, que entende o personagem intimamente”, elogiou.

Outro diretor, Daniel Filho, responsável por grandes sucessos de bilheteria de Tony Ramos – como em “Se eu Fosse Você” falou da longa amizade que os une: “Mais da metade das nossas vidas, trabalhamos e formamos famílias que se separaram após o fim das gravações. Mas agradeço que você faça parte da minha família e que me deixe integrar a sua”.

A surpresa de última hora ficou por conta do depoimento de Dan Stulbach, que mandou um vídeo horas antes da homenagem no qual declarou, com a voz embargada, todo o seu amor pelo companheiro de trabalho, com que fez sucesso nos palcos e nas telas: “Eu admirava o Tony, e quando trabalhamos juntos, essa admiração cresceu porque vi que tudo aquilo que ele parecia ser, era verdade. E talvez fosse até melhor, porque era verdade”.

Público externo participa da festa

Nesta 44ª uma inovação na preparação das homenagens faz com que o espetáculo da premiação comece ainda na parte externa do Palácio dos Festivais, com um desfile recheado de recordações carinhosas da carreira da personalidade. Além de imagens históricas, Tony Ramos ouviu uma trilha sonora especialmente composta para a ocasião, que mesclava canções de filmes que marcaram sua carreira.

Enquanto ele passava por este caminho sentimental, na Rua Coberta, milhares de fãs pediam fotos a Tony, acenavam, declaravam sua admiração. “Fui abraçado por homens, mulheres, crianças e jovens que começam a me conhecer agora e só posso agradecer”, afirmou.

Por outro lado, quem está dentro do Palácio pode acompanhar a transmissão pelas telas de led instaladas no palco do cinema, sem perder nenhum detalhe da festa.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Foto: Edison Vara/Pressphoto

 

Outras Notícias: