Verdes Anos volta à tela grande e ganha livro em Gramado

Verdes Anos volta à tela grande e ganha livro em Gramado

O longa-metragem Verdes Anos marcou época no Rio Grande do Sul ao ser lançado, em 1984. Fruto de um orçamento baixo e produção improvisada, ainda assim ganhou o mercado e teve grande êxito nas telas de cinema do Rio Grande do Sul. Em Gramado, o filme levou o prêmio de revelação cinematográfica naquele ano.

Agora, já consagrado como um clássico, Verdes Anos volta à tela grande em sessão especial na 44ª edição do evento neste domingo, 28, às 10h30. Durante a tarde, os diretores Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil participam de um debate junto com a historiadora Alice Trusz, que escreveu um livro registrando detalhadamente o processo de produção e a repercussão que o filme teve. “Ela fez dezenas de entrevistas com toda a equipe técnica, comigo e com o Giba, com os atores e produtores, descobriu um monte de coisas que nem eu mesmo sabia”, elogia Gerbase.

O resultado dessa pesquisa, que durou cerca de cinco anos, é o livro “Verdes Anos - Memórias de um Filme e de uma Geração”, que terá lançamento na tarde do domingo, na Sociedade Recreio Gramadense, a partir das 15 horas. “É um prato cheio para quem gosta de cinema, registra muito bem todo o processo de produção e de lançamento. É como se fosse o filme no papel”, compara o diretor.

Trinta anos depois, o filme mantém sua capacidade de gerar debates, segundo Gerbase. “Verdes Anos mostra que a gente faz cinema do jeito que dá. Se for esperar as condições ideais de temperatura e pressão, e sobretudo de dinheiro, o filme não sai – ou a gente enche o saco e desiste”, acredita o cineasta.

Serviço:
10h30 – Sessão especial Verdes Anos, no Palácio dos Festivais
15h – Lançamento do livro e debate, na Sociedade Recreio Gramadense

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Corsan - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Foto: Cleiton Thiele/Agência PressPhoto

Outras Notícias: