Heroínas gaúchas são retatadas por filmes em Gramado

Heroínas gaúchas são retatadas por filmes em Gramado

Dois ícones da cultura do Rio Grande do Sul - uma do século 19 e outra do 20 - são retratadas em cinebiografias que estão em cartaz neste 44º Festival de Cinema de Gramado. A intérprete Elis Regina e a revolucionária farroupilha Anita Garibaldi tiveram parte de suas vidas dissecadas por cineastas que agora apresentam o resultado do trabalho na serra gaúcha.

'Elis', dirigido por Hugo Prata que abre a mostra competitiva de longas metragens nacionais na noite deste sábado, a partir das 19h, no Palácio dos Festivais. A protagonista é interpretada pela atriz Andréia Horta e o filme enfoca sua vida a partir da chegada no Rio de Janeiro, aos 19 anos.

Já o longa-metragem 'Anita', de Olindo Estevam, será projetado na mostra paralela nesta terça-feira, 10h30, no Palácio dos Festivais. A entrada é franca. Ao contrário do que ocorre com 'Elis', 'Anita' narra os primeiros anos da vida da revolucionária, que nasceu em Santa Catarina, mas marcou a história do Rio Grande do Sul por lutar ao lado dos Farrapos na revolução de 1835.

"São filmes que retratam as vidas dessas mulheres em momentos limites que irão transformar e definir suas trajetórias futuras: no caso de Anita, o seu primeiro casamento, e de Elis, a sua viagem ao Rio de Janeiro", compara o curador do Festival de Cinema de Gramado, Marcos Santuário.

Santuário sublinha ainda que o fato de as duas cinebiografias tratarem de personagens femininos revela outra traço interessante nesta 44ª edição do evento: a valorização da presença das mulheres na sétioma arte. "Além desses filmes, temos duas homenageadas nesta edição, Sonia Braga e Cecilia Roth. Para Gramado é ótimo poder trabalhar nesta lógica de diversidade", celebra.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Outras Notícias: