Emoção marca sessão do Educavídeo em Gramado

Emoção marca sessão do Educavídeo em Gramado

Gargantas engasgadas e olhos marejados; foi assim que os estudantes de escolas públicas municipais subiram ao palco do 44º Festival de Cinema de Gramado, na noite da quinta-feira, 25,  para apresentar 11 curtas metragens produzidos ao longo do ano no projeto Educavídeo.

A emoção tinha justificava: depois de cinco anos de lições teóricas e muita prática audiovisual, os alunos conquistaram um nível de qualidade que nem eles imaginavam ao iniciar. “Desde o primeiro ano em que participei, em 2012, evoluí muito. Aprendi a parte técnica – eu que nem sabia o que era uma câmera, agora sei para que serve cada botão!”, celebrou André Santos, 15 anos.

Os estudantes também comemoravam uma vitória coletiva: em 2016, o Educavídeo foi transformado em programa através de um decreto da prefeitura municipal que garante a sua continuidade mesmo com a mudança na gestão. “Essa iniciativa estimula a criação, a autonomia e o conhecimento. Não necessariamente direciona para uma carreira no cinema, que os alunos vão viver de criar, mas garante que eles vão criar no seu viver”, ilustrou o professor Leonardo Peixoto.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Foto: Cleiton Thiele/Agência PressPhoto

Outras Notícias: