Art Déco é a inspiração para cenografia do festival em 2016

Art Déco é a inspiração para cenografia do festival em 2016

O ambiente do 44º Festival de Cinema de Gramado vai levar turistas e participantes aos Estados Unidos das décadas 20 e 30, época em que a moda e a arquitetura eram regidas pelo movimento Art Déco. “Vamos ter muito glamour, tons dourados, amarelos e marrons, adereços de fachada que remetem àquela época”, antecipa a arquiteta do estúdio Nowhere, responsável pela criação cenográfica desta edição, Daniela Corso. 

Linhas geométricas estarão presentes na decoração, que também vai refletir todo o requinte daquele período através de jogos de luzes e sombras e de elementos escultóricos como os leques, que eram bastante utilizados em fachadas internas. “Vai ser uma tradução sutil daquele tempo, é uma estilização, mas não uma caricatura”, assinala Daniela.

Bem no centro da Avenida Borges de Medeiros, o Kikito estará a três metros do solo, disposto acima de um coreto, sob o qual passarão artistas e convidados da edição. Na entrada do Palácio dos Festivais, o “portal juke box” remete de forma lúdica à importância da música.

O desejado troféu do Festival de Cinema de Gramado também serviu de inspiração para a cenografia, que espalhou Kikitos estilizados pela Rua Coberta. O tapete vermelho estará ladeado por telas led onde serão reproduzidas imagens dos homenageados desta edição.

O mais difícil, entretanto, foi pensar o desenho de palco, segundo a arquiteta: “A direção artística do festival queria uma decoração, porém, foi preciso pensar isso em sintonia com a tela do cinema, que ocupa o centro do palco”. A saída foi pensar em elementos que se movem pelo espaço, entrando em cena durante as cerimônias de premiação e homenagens e que desaparecem quando as luzes se apagam e inicia a exibição dos filmes. “Foi um desafio e tanto”, admite Daniela, que conta com uma equipe de aproximadamente 100 pessoas para projetar e executar o trabalho que foi feito em parceria com a Histórias Incríveis, responsável pela direção artística do evento.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Foto: Edison Vara/Agência PressPhoto

Outras Notícias: