Rua Coberta será uma extensão do Palácio dos Festivais em 2016

Rua Coberta será uma extensão do Palácio dos Festivais em 2016

Um grande show marcará as noites das mostras competitivas nesta 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O desfile de atores e cineastas pelo tapete vermelho ganhará contornos de espetáculo, com música e cenografia desenvolvidos especialmente para cada uma das sessões, com foco nos filmes concorrentes e homenageados de 2016. “Vamos botar o festival na rua, em contato com as pessoas que ficam do lado de fora”, explica o diretor artístico do festival, Edson Erdmann.

A intenção da equipe criativa de Gramado é unir o glamour já tradicionalmente associado ao evento serrano com um conceito mais popular. “Usualmente, glamour e popular não se conversam muito, mas Gramado vai ganhar com essa união não convencional”, assegura Erdmann.

Cada filme concorrente terá trilha sonora especial, que vai embalar a entrada dos integrantes da produção no tapete vermelho. “Para o longa-metragem ‘Elis’ (de Hugo Prata), vamos revisitar as canções que fizeram sucesso em sua voz. Para ‘O Roubo da Taça’ (direção de Caíto Ortiz), traremos as músicas do Brasil dos anos 70”, exemplifica.

O maior espetáculo, entretanto, está reservado para as noites de homenagem aos artistas desta edição: Sonia Braga, Tony Ramos, José Mojica Marins e a argentina Cecilia Roth. Nestas datas, o tapete vermelho servirá como suporte para provocar recordações de suas vidas profissionais. “Essas personalidades poderão relembrar suas carreiras, encontrar peças de roupas utilizadas em figurinos de seus filmes, fotografias antigas, parceiros de trabalho… é toda uma história que vai provocar muita emoção em quem recebe a homenagem e no público, que será testemunha dessa surpresa”, revela.

O diretor fez questão de marcar essa relação entre o público e as estrelas do festival também no desenho do logotipo do 44º Festival de Cinema de Gramado. Na imagem, é possível ver um ponto brilhante que simboliza o projetor de filmes. “Só que essa luz está virada para quem olha, estamos transformando todo mundo que vem ao festival, todo o público, em protagonista”, conclui.

Trilha sonora especial

A trilha sonora também foi pensada especialmente e vai resgatar as memórias de quem acompanha o cinema nacional. “Quando Sonia Braga for anunciada, ela vai entrar no tapete vermelho com músicas compostas com exclusividade pelo maestro Dudu Trentin”, antecipa Erdmann. Vão entrar na composição fragmentos de músicas que marcaram sua trajetória profissional, como canções de Tom Jobim e Chico Buarque, que embalaram cenas suas em “Dona Flor e Seus Dois Maridos”. Para Tony Ramos, o diretor artístico separou um trecho da Nona Sinfonia de Beethoven, que integrou a trilha de “Se Eu Fosse Você”. “Já o José Mojica Marins tem toda aquela coisa de rock, com músicas do Sepultura”, complementa.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Foto: Edison Vara/Agência PressPhoto

Outras Notícias: