Tradição marca fabricação do Kikito de Cristal

Tradição marca fabricação do Kikito de Cristal

O Kikito de Cristal, uma das mais recentes premiações oferecidas pelo Festival de Cinema de Gramado tem apenas nove anos, mas já é rodeado de tradição. Desde 2012, quando o cineasta argentino Juan José Campanella esteve na cidade serrana para receber seu troféu, um ritual marca a homenagem. Além de subir no palco do Palácio dos Festivais, Campanella esteve na fábrica da Cristais de Gramado (empresa local que fabrica o prêmio) para, simbolicamente, iniciar a produção do próximo troféu. De lá pra cá, todos os homenageados com o Kikito de Cristal seguiram o ritual iniciando uma tradição: começar a fabricação da próxima estatueta.

Na última edição do Festival de Cinema de Gramado foi a vez do argentino Fernando Solanas dar sua contribuição ao troféu que em 2016 será entregue à atriz argentina Cecilia Roth dia 2 de setembro, sexta-feira, às 21h30.

Fundada em 2002, a Cristais de Gramado é pioneira no Rio Grande do Sul e referência nacional na arte da fabricação do cristal artístico com a mesma técnica que os italianos utilizam na Ilha Murano em Veneza, na Itália. Com base nesta técnica, conhecida como "di Murano", o cristal é moldado por meio de sopro e movimentos manuais que resultam em peças com cores e design exclusivo. É este "sopro" que os homenageados do Festival realizam para iniciar a fabricação do Kikito de Cristal. Cecilia Roth seguirá a tradição, resta a surpresa para saber quem irá receber a estatueta em 2017.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Foto: Igor Pires/Agência PressPhoto

Outras Notícias: