Diretor de “Tamo Junto”, Matheus Souza diz finalmente ter assumido seu amor pela comédia

Diretor de “Tamo Junto”, Matheus Souza diz finalmente ter assumido seu amor pela comédia

Em sua segunda participação no Festival de Cinema de Gramado, Matheus Souza apresentou um filme que assume o seu amor pela comédia. As referências assumidas do diretor ao cinema de Richard Linklater e Woody Allen em “Apenas o Fim” e à obra de Sofia Coppola em “Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida” agora dão lugar a um exercício de gênero. “A comédia tem o mesmo valor artístico do que qualquer outro gênero, mas a impressão que eu tenho é que a maioria dos cineastas que produzem comédias não são necessariamente pessoas apaixonadas por ela. O que eu quis com esse filme foi assumir meu amor pela comédia”, conta o jovem diretor.

Em “Tamo Junto”, Souza conta a história de Felipe (Leandro Soares), que termina um namoro para “curtir a vida”, mas descobre que a vida de solteiro é muito mais dura do que ele esperava. Novamente, o cineasta fala sobre a juventude, dessa vez focado em uma visão muito específica da atual geração: “Quando jovens, nossos pais eram obrigados a crescer muito rápido. Hoje já não sinto essa urgência. Vivemos tempos em que podemos nos apaixonar inúmeras vezes, errar mais e chegar aos 30 anos sem ter conquistado um diploma – e o mais importante: estar bem com tudo isso. É exatamente esse o arco do meu filme”.

Desde que exibiu “Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida” na Serra Gaúcha em 2012, Matheus Souza revela ter aprendido muita coisa, entre elas aceitar o fato de que “nada nos ensina mais do que apanhar da vida”. As experiências estão refletidas na própria idealização de “Tamo Junto”. “Nos meus filmes anteriores, eu apenas falava; agora, quero me comunicar, de forma muito mais consciente. Nesse meio tempo, muitos me puxavam para os filmes de grande público, outros para o cinema mais autoral. Só que eu descobri que o que mais quero é ampliar meu discurso e realizar trocas com qualquer espectador. Essa é a melhor parte de se fazer filmes”. “Tamo Junto” tem estreia prevista para o dia 20 de outubro no circuito comercial brasileiro.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

(Foto: Edison Vara/Pressphoto)

Outras Notícias: