Rio Grande do Sul ganha centro de referência para o audiovisual

Rio Grande do Sul ganha centro de referência para o audiovisual

Uma antiga demanda da comunidade artística está ganhando forma sobre o terreno de um antigo convento marista em Viamão, cidade vizinha à capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

É onde está se instalando o Centro Tecnológico Audiovisual do Estado, o Tecna, um complexo que envolve a oferta de serviços e de infraestrutura para desenvolvimento de projetos audiovisuais e tecnológicos. “É uma ideia que começou há seis anos e que agora está se concretizando”, explica a coordenadora do Tecna, Aletéia Selonk.

O Tecna se apresenta como um centro de referência da indústria criativa no Estado. Situado em uma ampla área de 15 hectares, com 33m² de área construída, vai oferecer, a partir de março de 2017, espaços para rodagem de filmes – uma antiga demanda dos produtores de cinema no Rio Grande do Sul. “Teremos estúdios e equipamentos de padrão internacional”, anuncia a gestora.

A iniciativa, inclusive, foi apresentada no Festival de Cinema de Gramado em 2011, quando uma emenda parlamentar parecia ter garantida a aplicação dos recursos necessários para sua concretização. O plano, entretanto, não vingou, e os produtores envolvidos começaram a correr atrás de outras fontes de financiamento.

Professora da Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS, Aletéia conseguiu convencer os gestores da entidade a apostarem no projeto. Com grande experiência na captação de recursos de outras áreas, como tecnologia e saúde, a PUC-RS levantou R$ 22 milhões em convênios com o Estado e a União, entrando ainda com uma contrapartida de R$ 4,5 milhões.

Porém, desde a apresentação inicial do projeto, em 2011, o grupo que está à frente da iniciativa percebeu que, embora a carência de infraestrutura seja uma queixa recorrente, havia um grande mercado para a prestação de serviços na área. “Essa parte já está funcionando. Promovemos capacitações, encontros de negócios e pesquisas aplicadas para o setor”, conclui.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Foto: Edison Vara/Agência PressPhoto

Outras Notícias: