Cecilia Roth desembarca de bom humor em Gramado

Cecilia Roth desembarca de bom humor em Gramado

A estrela do cinema argentino e eterna “chica Almodóvar” Cecilia Roth já está em Gramado. A atriz desembarcou de helicóptero na serra gaúcha no início da tarde desta quinta-feira, 1º de setembro e esbanjou bom humor em sua passagem pela Sociedade Recreio Gramadense, onde foi retirar seu credenciamento no 44º Festival de Cinema de Gramado.

Posou para fotos com os curadores do evento Rubens Ewald Filho, Marcos Santuário e sua conterrânea Eva Piwowarski e brincou com a equipe do festival. Também recebeu cumprimentos de outras personalidades do mundo artístico, como o ator Fabio Marcoff, que participa de dois longas-metragens na mostra nacional (“O Roubo da Taça” e “El Mate”) e o diretor Eduardo Milewicz, ambos argentinos.

Conversou também com muitos brasileiros que a saudaram. “Adoro o portunhol do Rio Grande do Sul! Já escutar os cariocas é mais difícil”, comparou.

Cecilia Roth será homenageada na noite de sexta-feira com o Kikito de Cristal, que se dedica a reconhecer personalidades do cinema latino-americano. Ela também irá até a fábrica Cristais de Gramado, que produz artesanalmente o troféu, onde soprará a matéria-prima para dar início à confecção do troféu que será entregue no ano que vem. O ritual é uma tradição da homenagem; o Kikito de Cristal de Cecilia, por exemplo, contou com a contribuição do diretor Fernando Solanas.

Com mais de 40 filmes no currículo, Cecilia Roth será a primeira mulher a receber esta homenagem do Festival de Gramado. Vencedora de dois prêmios Goya, a atriz tem entre seus papeis mais importantes a protagonista de "Tudo Sobre Minha Mãe", de Pedro Almodóvar, e a estrela de filmes pornôs de “Uma noite com Sabrina Love”.

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Foto: Edison Vara/Pressphoto

Outras Notícias: