Dramas reais inspiram a ficção em “Aquarela” e “Minha Mãe, Minha Filha”

A quarta noite do 46º Festival de Cinema Gramado apresentou várias atrações ao público do Palácio dos Festivais. Além da entrega do Troféu Oscarito para o ator Edson Celulari e da exibição dos longas, a mostra competitiva de curtas-metragens exibiu os filmes “Aquarela”, co-dirigido por Thiago Kistensmacker e Al Danuzio e “Minha Mãe, Minha Filha”, de Alexandre Estevanato. Ambas obras apostam na adaptação de dramas reais da sociedade para a ficção cinematográfica.

 “Aquarela” surgiu a partir de reportagens publicadas há mais de 4 anos sobre mulheres que visitam maridos presos. O enredo do filme conta a história de Ana que, vindo de uma família humilde, vai visitar o marido na prisão e entra em contato com outros presidiários, se vendo também presa do lado de fora com a família. “Foi um desafio muito grande porque são histórias reais. Houve uma pesquisa em torno dessas mulheres. Um diferencial de ‘Aquarela’ é estarmos olhando para a esposa do detento e não apenas para a história dele no presídio, porque às vezes quem está encarcerado é a família inteira”, ressalta Luna Gandra, produtora e protagonista do curta.

O filme foi exibido três vezes no Maranhão, no cinema independente do centro histórico de São Luís, e a equipe considera a exibição em Gramado sua estreia oficial. Infelizmente são pouquíssimos filmes maranhenses que conseguem esse espaço, ainda mais se tratando de um curta. Então quando a gente soube foi uma festa muito grande”, conta Al Danuzio.

Toda a verba de “Aquarela” foi captada por meio de um único edital do próprio estado, que cobriu os custos da produção.  “Só foi possível estudar essa história e ter acesso às penitenciárias com a colaboração e o patrocínio do Estado do Maranhão, por meio de um edital que ganhamos. O governo teve a mente aberta para apostar em um filme que vai contra algo que é do próprio sistema, possibilitando debater esse assunto”, ressalta Thiago Kistenmacker.

O outro curta-metragem da noite foi o drama “Minha Mãe, Minha Filha”, de Alexandre Estevanato, que enfoca uma família que precisa lidar com a doença de Alzheimer da matriarca, apostando no amor para resgatar memórias que se perdem. O elenco inclui as atrizes Eva Wilma e Helena Ranaldi. O projeto foi idealizado pela roteirista, Cintia Sumitani, que, no púlpito do 46º festival de Cinema de Gramado, o dedicou “a todas as mulheres que, por senso de obrigação ou responsabilidade, abdicam de suas próprias vidas para cuidar dos outros”.

O filme já passou em 15 festivais, o que anima os realizadores sobre o potencial de debate que pode surgir a partir do filme. “Além de entretenimento, o cinema tem como função gerar reflexão. Pretendemos provocar e emocionar o público por meio do nosso filme, de maneira delicada, mesmo falando de um assunto tão pesado e difícil”, ressalta o diretor.

(Texto: Iago Kieling / Foto: Cleiton Thiele /Pressphoto)

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

APRESENTADOR
Petrobras
PATROCÍNIO MASTER
Gav
PATROCÍNIO
Stella
Banrisul
HOSPEDAGEM OFICIAL
Laghetto
APOIO
KIA
Miolo
Brutal Fruit
RBT
Naymovie
Globo Filmes
O2 Pós
APOIO INSTITUCIONAL
Assembleia Legislativa
ACCIRS
SIAV
Museu do Festival
APTC
Fundacine
TRANSMISSÃO OFICIAL
Canal Brasil
PARCEIRO SUSTENTÁVEL
Tereos
AGENTE CULTURAL
AM
PROMOÇÃO
Prefeitura de Gramado
FINANCIAMENTO
IECINE
Pro Cultura
REALIZAÇÃO
Gramadotur
GOVBR

13 A 23
AGOSTO
2025